Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Autoridades alemãs desautorizam concentração em inauguração de mesquita

As autoridades de Colónia, na Alemanha, desautorizaram hoje, por razões de segurança, uma concentração prevista para sábado durante a inauguração de uma mesquita pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Autoridades alemãs desautorizam concentração em inauguração de mesquita
Notícias ao Minuto

21:59 - 28/09/18 por Lusa

Mundo Erdogan

A autarca da Colónia, Henriette Reker, comunicou a decisão à última da hora e indicou que terá lugar apenas uma cerimónia de inauguração, para convidados, no interior da mesquita.

A inauguração da mesquita está envolta em polémica por ser dirigida pela União Turco Islâmica para os Assuntos Religiosos (Ditib), que está a ser investigada por suspeitas de passar informações a Ancara sobre os seguidores do teólogo turco Fethullah Gülen, que a Turquia acusa de estar por detrás do golpe de Estado falhado.

A concentração de sábado seria o ato central do terceiro e último dia da visita oficial de Erdogan à Alemanha, que se deslocará a Colónia após um pequeno-almoço com a chanceler, Angela Merkel.

O Presidente turco e a chanceler alemã mantiveram hoje uma reunião de trabalho, seguida de uma conferencia de imprensa conjunta.

A viagem de Erdogan esteve rodeada de críticas e a sua presença em Berlim obrigou ao reforço das medidas de segurança perante várias manifestações convocadas contra a política do chefe de Estado turco.

"Não é segredo que nas nossas relações tem havido profundas diferenças que persistem na atualidade. Tem que ver com o Estado de direito e a liberdade de imprensa", disse Merkel.

A chanceler assinalou que, de um lado, há "um interesse comum estratégico" em manter boas relações, mas por outro há opiniões bastante distintas e "talvez também mal-entendidos" com respeito "às liberdades democráticas".

A Alemanha acolhe a maior comunidade turca na Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório