Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Milionário francês comprou guilhotina por oito mil euros

Apesar de ser apenas uma réplica, a venda da guilhotina num leilão gerou polémica.

Milionário francês comprou guilhotina por oito mil euros

Uma réplica de uma guilhotina com 150 anos foi comprada por oito mil euros esta quarta-feira num leilão realizado em Paris, adianta a BBC.

Ocomprador foi Christophe Février conhecido por ser um colecionador de objetos bizarros. A venda gerou controvérsia em França. Embora seja uma réplica e, obviamente, nunca tenha sido utilizada, o supervisor dos leilões em França opôs-se à venda da guilhotina.

“Eles não deviam ter vendido esta guilhotina. Objetos como as roupas de pessoas deportadas para campos de extermínio nazis e instrumentos de tortura são sensíveis”, disse um porta-voz do supervisor ao Le Parisien.

A verdade é que a oposição do supervisor de leilões não impediu a venda bem sucedida da guilhotina. Bastaram dois minutos para que Christophe Février dobrasse o preço inicial de quatro mil euros.

A réplica da guilhotina tinha estado anteriormente exposta num museu de tortura em Paris. Depois disso esteve num clube de jazz que ocupou as instalações onde esteve outrora o museu.

Já se venderam guilhotinas verdadeiras em França. Em 2011, foi vendida uma guilhotina por 220 mil euros num leilão em Paris.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório