Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Papa envia carta a Daniel Ortega e apela a solução da crise na Nicarágua

O papa Francisco enviou uma carta ao presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, divulgada sexta-feira pela vice-presidente Rosario Murillo, em que apela ao diálogo para solucionar a crise e refere que nunca é tarde para o perdão.

Papa envia carta a Daniel Ortega e apela a solução da crise na Nicarágua
Notícias ao Minuto

00:54 - 02/06/18 por Lusa

Mundo Francisco

"Acompanho com as minhas orações os esforços de todos os atores sociais que se orientam na busca do entendimento e do bem comum. Nunca é tarde para o perdão e a reconciliação", assegura o papa na sua missiva, com data de 11 de maio.

Na carta, que é uma resposta à enviada pelo Governo da Nicarágua, Francisco diz que reza para que sejam encontrados "os caminhos da justiça, diálogo e paz" e assegura que o diálogo "humilde e sincero" é "uma boa forma" para favorecer a paz e encontrar soluções "justas".

"No momento presente é particularmente necessário, com um apelo à responsabilidade e todos os setores da sociedade, a rejeitar toda a violência, que apenas contribui para multiplicar a divisão e o sofrimento, de modo particular entre os pobres e os vulneráveis".

Ao referir-se a este texto, publicado nos 'media' oficiais, a 'primeira dama' da Nicarágua, mulher do presidente e ex-guerrilheiro, disse que perante todas as "dificuldades e desafios", esta carta mostra "a luz da esperança" e a "luz da fé".

Na sexta-feira cumpriram-se na Nicarágua 45 dias de uma crise social e política, a mais sangrenta desde a década de 1980, que deixou 108 mortos e cerca de 1.000 feridos, segundo o Centro nicaraguense de direitos humanos (Cenidh).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório