Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Projeto junta idosos com 'patudos' para combater a solidão

Projeto ‘PEDIGREE Dog Dates’ visa reduzir o isolamento social entre a população mais idosa.

Notícias ao Minuto

23:50 - 23/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo PEDRIGREE Dog Dates

Uma investigação levada a cabo pela WALTHAM Centre for Pet Nutrition, uma organização britânica de pesquisa sobre animais domésticos, revelou que os animais ajudam os adultos mais velhos a manterem-se mais ativos tanto a nível físico como social.

Os cães, em específico, ajudam a reduzir os níveis de solidão e melhorar a função mental. Ser dono de um cão, referem os especialistas, está relacionado com níveis menores de depressão no seguimento de desentendimentos entre casais.

Foi assim que surgiu o projeto ‘PEDIGREE Dog Dates’, diz o Independent, uma tentativa de combater a solidão entre idosos que passam muito tempo sozinhos. A ideia é juntar estes idosos com vizinhos que sejam donos de cães e elaborar um horário semanal, permitindo assim que se forme uma ligação com o animal e, até, entre membros da mesma comunidade.

No vídeo acima, é dado o testemunho pessoal de Jenny, uma idosa que se separou de um marido abusivo e que passava muito tempo sozinha, por ter perdido a auto-confiança, tendo-se isolado socialmente.

“Não acho que se possa fugir à solidão. Mas pode fazer-se muito para a aliviar”, diz Jenny, que agora ganhou um melhor amigo ‘patudo’ mas também a oportunidade de interagir com os donos e com outros membros da comunidade, que conhece ao passear o animal.

“Ter um cão algumas horas por semana mudou a minha vida”, confessou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório