Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 20º

Japão espera ações concretas da Coreia do Norte

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe saudou hoje a cimeira entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o Presidente sul-coreano Moon Jae-in, acrescentando que espera que daí resultem "ações concretas".

Japão espera ações concretas da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

16:47 - 27/04/18 por Lusa

Mundo Desnuclearização

"Quero saudar este passo positivo em direção a uma resolução conjunta de várias questões relacionadas com a Coreia do Norte", declarou Abe à comunicação social, classificando as conversações como "discussões sinceras sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.

"Esperamos que a Coreia do Norte tome medidas concretas a partir deste encontro e através de um encontro entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte", acrescentou.

"Continuaremos a observar a evolução da Coreia do Norte", disse o governante japonês.

O Japão, que foi recentemente sobrevoado por dois mísseis norte-coreanos, mantém há muito tempo uma posição dura face às negociações com Pyongyang, pedindo que não se "discuta por discutir".

Mas pouco antes da histórica cimeira intercoreana e de um encontro entre Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Abe surgiu com declarações mais positivas.

"Quero manter uma estreita coordenação entre o Japão, os Estados Unidos e a Coreia do Sul em direção a uma solução abrangente sobre os problemas dos raptos (japoneses), do nuclear e dos mísseis", disse Abe.

A questão dos japoneses, incluindo adolescentes, raptados nos anos 1970 e 1980 pela Coreia do Norte, continua a ter uma forte carga emocional no Japão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório