Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Droga maravilha. Nova esperança para quem sofre de esclerose múltipla

Ensaios clínicos realizados recentemente, indicam que quando ingerida diariamente, a nova droga retarda a progressão dos casos mais severos da doença, em cerco de um quinto, após apenas 18 meses.

Droga maravilha. Nova esperança para quem sofre de esclerose múltipla
Notícias ao Minuto

19:00 - 23/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Descoberta

Há pelo menos oito mil diagnósticos de esclerose múltipla em Portugal, e mais de 2,3 milhões em todo o mundo, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).

A patologia degenerativa afeta os nervos cerebrais e a espinha. Os sintomas incluem problemas na movimentação dos músculos, de equilíbrio, e na visão.

A maioria dos pacientes sofre eventualmente de surtos de exacerbação/ remissão de EM. Porém, após cerca de duas décadas, tendem a desenvolver  esclerose múltipla secundária progressiva, uma variante mais severa, agressiva e sem cura da patologia.

Num ensaio clínico que envolveu 1,645 pacientes, foi administrada a droga ‘siponimod’ a dois terços dos envolvidos. O medicamento diminuiu em cerca de 21 por cento o risco da condição se agravar, segundo o periódico científico The Lancet.

O investigador e professor Ludwig Kappos, da Universidade de Basel, na Suiça, disse: “Antes do siponimod, nenhuma outra droga tinha sido capaz de reduzir consistente e progressivamente a progressão da esclerose múltipla”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório