Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

“É mandatário programar o sono da mesma forma que se faz com o trabalho"

O dia Mundial do Sono foi assinalado com uma campanha de sensibilização que alerta para a necessidade de se regular os horários de sono.

“É mandatário programar o sono da mesma forma que se faz com o trabalho"
Notícias ao Minuto

17:27 - 16/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dia Mundial

O dia Mundial de Saúde, que hoje se celebra, é assinalado principalmente pela comunidade médica, que aproveita a data para sensibilizar para a importância do sono e do seu impacto na saúde de cada um. Partindo deste tema, foi hoje lançada a campanha 'Põe o teu sono na agenda', especialmente dedicada a quem trabalha por turnos.

“O sono e o descanso são parte integrante das obrigações do trabalhador” refere Jorge Barroso Dias, presidente da referida Sociedade, que aponta os casos específicos de quem trabalha por turnos, como os profissionais de saúde “que, tão frequentemente, saem de um turno noturno para começarem, logo a seguir, um turno diurno sem descanso!” ou os taxistas.

A relação entre o trabalho por turnos e as perturbações do sono tem vindo a ser analisada, apontando-se como consequências “o aumento do risco de cancro da mama, melanoma e cancro colo-rectal” aponta Susana Sousa, secretária da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono que alerta para a necessidade de “estratégias de intervenção preventiva”: “É mandatário que se programe o sono da mesma forma que se planeia, por exemplo, o dia se trabalho”.

A campanha “Põe o teu sono na agenda” foi organizada pela Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho e pretende resultar num maior planeamento das horas de sono.

No âmbito da campanha, foram distribuídos folhetos informativos, além de feitos questionários aos que passaram na Estação do Rossio, em Lisboa, com vista a conhecer os hábitos de sono dos portugueses.

Como medida a adotar por todos, as recomendações passam por manter um horário de sono regular, evitar álcool, tabaco, e refeições pesadas nas quatro horas antes de se deitar, manter o quarto com uma temperatura adequada e sem ruído, e evitar aparelhos tecnológicos antes de dormir.

Já para os que trabalham em turnos noturnos, estas são as recomendações da campanha 'Põe o teu sono na agenda':

  • Durante o período de sono deve ser desligado o telemóvel uma vez que a sociedade não está preparada para o sono durante o dia e as solicitações podem impedir um sono com qualidade e quantidade;
  • Após o turno deve ser evitada a exposição a luz solar;
  • Gerir e dividir tarefas em equipa, programando tarefas que exijam menos atenção para a segunda metade do turno;
  • Fazer uma sesta de 30 a 60 minutos antes do início do turno;
  • Manter exposição à luz na primeira metade do turno;
  • Na segunda metade do turno evitar bebidas com cafeína e psicoestimulantes;
  • Após uma noite de trabalho, tomar uma refeição ligeira e dormir num ambiente calmo, sem luz ou ruído;
  • Se necessário utilizar tampões auriculares para conseguir um ambiente sem ruído (o período de sono durante o dia é muitas vezes interrompido por ruídos da circulação de viaturas, obras públicas, etc)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório