Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Valentim Quaresma: “Nunca tinha feito isso antes”

O primeiro designer a apresentar no sábado, sem ser da plataforma LAB, baseou a sua coleção num poema de autoria portuguesa.

Valentim Quaresma: “Nunca tinha feito isso antes”
Notícias ao Minuto

21:14 - 10/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Moda

A lembrança da saudade, a passagem do tempo e a persistência do sonho que não esquece o futuro são a base do poema “Raizes”, de Gilda Nunes Barata, assim como são o ponto de partida para a coleção FW18/19 de Valentim Quaresma, com o mesmo nome, que se baseou no poema da escritora.

O poema que me inspirou fala das raízes que as pessoas têm e eu transformei isso nas minhas próprias raízes e no meu trabalho.

Sobre a referência à poesia portuguesa, Valentim Quaresma refere que “nunca tinha feito isso antes. Já fui buscar temas que me são queridos ou que me desafiam e achei que podia ser desafiante o ter um poema como inspiração, como podia ter sido um filme ou qualquer outra coisa.

Mas foi da poesia que ‘Raízes’ nasceu. Numa coleção que se manteve nos bronze e preto e foi ornamentada com peças em cobre e latão oxidado, que surgiram em coroas e outras peças inesperadas.

Quando questionado sobre o balanço da ModaLisboa ao longo de 50 edições, o designer resume de forma bastante direta: “É bastante positiva, ainda estou cá a trabalhar”.

No ritmo frenético que se vive no backstage dos desfiles, Valentim Quaresma admite não ter ainda tido oportunidade de conhecer qualquer outra coleção apresentada nesta edição da ModaLisboa, mas garante que o fará: “acabo sempre por o fazer.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório