Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Discurso de doentes vítimas de AVC poderá voltar

Até há pouco tempo pensava-se que a ocorrência de um coágulo no cérebro ou de uma hemorragia poderia causar danos irreparáveis na área responsável pela fala e pelo discurso.

Discurso de doentes vítimas de AVC poderá voltar
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Um novo estudo sugere que poderá ser possível ‘reprogramar’ o cérebro de modo a que esse órgão aprenda a funcionar de forma diferente.

Exames revelaram que os cérebros dos bebés que sofrem derrames cerebrais à nascença adaptam-se e conseguem recuperar totalmente. Nesses casos, em vez de esse órgão usar o lado esquerdo, ‘lado da linguagem’, utiliza o lado  direito para falar.

Porém, os cérebros adultos têm mais dificuldades em estabelecer novas conexões e em aprender novas competências.

Isto acontece porque uma molécula específica fixa as funções cerebrais à medida que o órgão envelhece, de forma a estabilizar o funcionamento do corpo humano.

Agora, os cientistas estão a utilizar essa informação para desenvolverem novas drogas capazes de ‘reprogramar’ o cérebro dos pacientes mais velhos.

Semelhante descoberta constituiria uma nova esperança para os doentes vítimas de AVC, permitindo-lhes recuperar quem sabe completamente.

O professor Takao Hensch, da Universidade de Harvard, disse: “De um ponto vista evolutivo o nosso corpo acaba por se renovar menos a partir de uma certa idade, células, moléculas e órgãos. Porém, se conseguirmos identificar a célula ou a substância que permite a recuperação dos bebés, talvez seja possível reverter os danos que os ataques causam nos adultos”.

As conclusões preliminares foram apresentadas no encontro anual da American Society for the Advancement of Science.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório