Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Muito barulho contribui para aparecimento de doenças cardíacas

O novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Johannes Gutenberg, na Alemanha, relaciona a exposição a sons muito elevados com o aumento gradual de várias patologias.

Muito barulho contribui para aparecimento de doenças cardíacas
Notícias ao Minuto

12:00 - 07/02/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Estudo

Se vive perto de um aeroporto, da linha de comboio ou numa rua ou avenida muito movimentada talvez esteja preocupado com os gases poluentes emitidos por esses aviões, comboios ou carros, aos quais está involuntariamente exposto e respira continuamente. Porém, de acordo com o novo estudo publicado no 'Journal of the American College of Cardiology’', há uma nova ameaça à qual deve estar atento: elevados níveis de ruído podem fazer mal à saúde do seu coração.

A relação entre a chamada poluição sonora e doenças cardiovasculares está segundo os investigadores alemães a ser estudada há vários anos. Níveis altos de decibéis provenientes, por exemplo, do trânsito e de aviões, têm sido associados a tensão alta, a doença arterial coronária, risco de enfarte e a insuficiência cardíaca.

De acordo com o estudo da Universidade de Johannes Gutenberg, barulho em demasia interrompe o funcionamento do corpo ao nível celular. Nomeadamente, provoca stress e deixa o sistema nervoso em estado de alerta máximo, o que leva a picos na produção das hormonas que causam o stress, podendo eventualmente resultar em danos vasculares.

O mesmo projeto identificou o barulho como potencial causa para outras doenças, incluindo a diabetes, patologias do foro mental, como a depressão e a ansiedade. Os investigadores alertaram ainda que o ruído em excesso pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório