Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Água micelar: O que é e porque é que deve fazer parte da rotina de beleza

Parece ser ‘simplesmente’ água, mas faz mais pela sua pele do que imagina.

Água micelar: O que é e porque é que deve fazer parte da rotina de beleza
Notícias ao Minuto

20:00 - 26/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dermatologia

Uma pele saudável é uma pele que é diariamente cuidada, nutrida e hidratada. É uma pele que é devidamente higienizada e que recebe os produtos que melhor se adaptam às suas necessidades e especificidades.

Nos dias de hoje, cuidar da pele é cada vez mais fácil e muito graças é imensidade de produtos que anualmente são lançados para o mercado e que cada vez mais tapam pequenas lacunas no mundo da maquilhagem e da cosmética. Mas no meio de tanta oferta, eis que surge uma dúvida comum: Para que servem, afinal?

É o caso da água micelar, uma das meninas bonitas da rotina de beleza atual e que até pode ser comprada num supermercado a um preço bastante competitivo. São muitas as pessoas que usam, mas nem todas sabem qual o verdadeiro propósito desta solução aquosa que não é um desmaquilhante, nem tão pouco um tónico (apesar de poder ter algum efeito calmante na pele).

A água micelar é uma solução composta por pequenas micelas (agregado de moléculas em suspensão que constitui uma das fases de um ceolóide – substância que não se cristaliza e que se funde lentamente). Essas micelas são responsáveis por cercar as partículas de sujidade que se acumula na pele, quebrando-as sem que a barreira de proteção cutânea fique afetada.

De uma forma menos técnica, a água micelar é uma solução capaz de limpar a pele sem que o equilíbrio fisiológico da mesma fique em causa, pois atua através da absorção da sujidade e não tem uma ação agressiva.

À revista Health, a dermatologista Mona Gohara explica que a água micelar é uma boa aliada na hora de remover a maquilhagem, a oleosidade e as impurezas que se vão acumulando à superfície, como o pó, as células mortas e os agentes de poluição, mas sem agredir ou irrita a pele – ao contrário de alguns sabonetes ou gel de limpeza facial, que acabam por ter uma ação mais abrasiva e danificar a barreira natural da pele..

Importa salientar que este ‘elixir’ não deve fazer as vezes de um desmaquilhante, mas, sim, atuar como um complemento. Existem já no mercado águas micelares com ação desmaquilhante, mas deve-se prestar atenção aos ingredientes, especialmente se se tiver uma pele sensível ou oleosa, pois tendem a conter algum tipo de óleo e aumentar o risco de acne.

Por fazer a devida limpeza da pele, a água micelar pode ser usada logo pela manhã, antes de se aplicar a maquilhagem, e antes de ir dormir, já depois de remover a maquilhagem e de forma a que a pele fique mais recetiva, por exemplo, ao creme de noite.

Pensada para quem tem também a pele sensível, a pele micelar pode fazer parte da rotina de cuidados de pele de todas as pessoas e é apta para ser aplicada à volta dos olhos e dos lábios. Contudo, importa procurar as soluções mais puras e que sejam isentas de álcool, parabenos e algum tipo de corantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório