Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sete doenças que não têm (ainda) explicação científica

São mais ou menos comuns, mas a ciência ainda luta por descobrir a sua causa.

Sete doenças que não têm (ainda) explicação científica
Notícias ao Minuto

20:30 - 06/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Por muito óbvio ou comum que uma doença pareça ser, a sua causa nem sempre é tão fácil de decifrar quanto o desejado e prova disso são algumas patologias até bem conhecidas que carecem ainda de uma justificação médica.

É o caso da síndrome de Mergellons, uma doença em que os pacientes dizem ficar com a pele repleta de fibras parasitárias ou até mesmo algo parecido com cogumelos. Esta doença causa ainda cansaço constante e comichão na pele, mas os médicos continuam a olhar com ceticismo para a patologia, acreditando que é algo que pode estar a ser 'transmitido' pela internet.

Como escreve a Health no seu site, uma outra doença que ainda não tem uma causa definida é a doença de Lyme, sim, a doença de que April Lavigne padece e que costuma estar nas bocas do mundo quando as temperaturas aumentam. Apesar de se saber que há um inseto que possa estar na origem deste mal, a ciência tem ainda muitas dúvidas quanto à causa desta patologia, não existindo também um tratamento concreto.

Descrita pela primeira vez apenas em 1998, a fadiga adrenal é uma outra doença vista pela Medicina como uma ainda não-doença, pois não só não se sabe qual a real causa, como também é inseguro associar um sem fim de sintomas a uma única patologia. "Sintomas de fadiga, dores no corpo, problemas de sono, indigestão e nervosismo são específicos e podem dever-se a uma variedade de outras doenças, incluindo distúrbios de sono, depressão, síndrome do intestino irritável e doença de tiroide", explica o médico Marilyn Tan, explicando porque é que é difícil classificar as reais causas da fadiga adrenal.

Também a hipersensibilidade eletromagnética é uma outra condição que ainda causa dúvidas à ciência, assim como a síndrome da turbina eólica, uma doença com múltiplos sintomas, como a tontura, a náusea, o problema de sono, a dor de cabeça e ainda a falta de ar. Diz a publicação que os pacientes com este mal dizem que a doença apareceu quando passaram a morar nas redondezas de uma turbina eólica, contudo, os médicos não se mostram confiantes com esta justificação.

A sensibilidade de múltiplos químicos é algo que "está em debate na comunidade médica", não só para decifrar uma potencial causa, mas também para perceber se é ou não uma doença. Já a Síndrome de Wilson é uma patologia que se sabe que está associada à tiroide, mas cuja causa carece ainda de clareza médica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório