Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Pele saudável? "O início do processo é a limpeza"

"Lavar os dentes é feito com cosméticos, a limpeza é a base de tudo". Helena Oliveira, professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa fala da importância da higiene e do papel que os cosméticos têm nesse processo.

Pele saudável? "O início do processo é a limpeza"
Notícias ao Minuto

08:30 - 30/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Especialista

De nada vale gastar uma pequena 'fortuna' em cremes e produtos de beleza quando não se começa a tratar a pele desde o início. Falamos da limpeza.

"As pessoas que não estão na área pensam apenas no bolo (o creme), mas o melhor é começar pela farinha, o início do processo é a limpeza". De acordo com Helena Oliveira, professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, as pessoas não têm ainda muita noção de que a grande maioria dos cosméticos que usam têm como finalidade a limpeza do corpo.

"Lavar os dentes é feito com cosméticos, a limpeza é a base de tudo. A cosmética ajuda na limpeza (como a pasta de dentes), mas também na hidratação. E há os produtos mais específicos, protetor solar, luz azul, rugas, etc.", explica-nos por telefone a especialista, que destaca que os cosméticos vão muito além da beleza externa, podem mesmo ser segredo para uma melhor saúde interna (que fica visível aos olhos de todos).

"O facto de lavarmos as mãos com um sabonete, um sabonete líquido ou um produto de limpeza cosmético evita a propagação de muitas doenças. As pessoas não têm muita consciência disso. É bom começar pela base, perceber que os cosméticos hoje em dia estão em tudo na nossa vida e não vamos pensar só no creme anti-rugas. Vamos pensar na base, a limpeza. Se nós não nos lavarmos adequadamente, e não é preciso em demasia, se não tivermos hábitos de higiene adequados, podemos estar a propagar doenças. Não nos lavamos e contaminamos", frisa, destacando que "se os hábitos de higiene que são feitos sempre com produtos cosméticos fazem toda a diferença nos países desenvolvidos".

Tal como nos explicou aqui, num artigo de previsão sobre o futuro da dermocosmética, a professora de Farmácia defende que "a verdade é que hoje vivemos mais anos e as pessoas querem sempre parecer mais novas, mas isso só se consegue com a prevenção, com cuidados", cuidados esses que, mais uma vez, dependem da boa limpeza cutânea.

"Uma vez instalada, a ruga apenas sai com procedimentos médicos invasivos, mas se formos tendo uma boa higiene e cuidados, se usarmos cosméticos adequados, tivermos uma boa hidratação e tudo isto consoante as nossas necessidades, então vamos fazendo com que a pele fique com melhor aspeto durante mais anos", refere.

Quando questionada sobre o papel dos dermocosméticos na higiene e cuidados de peles com algumas patologias, a especialista não hesita em dizer que "o cosmético não pode tratar de doenças. Se estivermos a falar de um medicamento, estamos a falar de algo completamente diferente e com muitos mais anos de investigação e com muito maior investimento", porém, "é bem verdade que hoje a maior parte das patologias cutâneas é tratada com medicamentos, mas coadjuvada com cosméticos adequadas".

No caso de "uma dermatite atópica ou pele seca", exemplifica, "a pessoa tem de se lavar com produtos mais suaves, tem logo que optar por um produto de higiene adequado, depois tem de hidratar, depois colocar o medicamento, mas tem de adequar os hábitos cosméticos às patologias que tem".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório