Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Porque é que a 'moda' da água com limão não passa?

Beber água com limão pela manhã é uma das mais atuais tendências do mundo da nutrição... e não é difícil perceber o porquê.

Porque é que a 'moda' da água com limão não passa?
Notícias ao Minuto

16:59 - 19/10/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

À primeira vista, pensar em beber água com limão ao acordar pode não parecer uma ideia lá muito agradável, mas a verdade é que vale mesmo a pena o esforço.

Salvo recomendações médicas em contrário, o consumo de água com limão em jejum é uma prática que deve ser levada a sério e que deve ser incluída numa rotina diária saudável e equilibrada. Porquê? Porque são mais do que muitos os benefícios.

Embora esta 'moda' da água com limão tenha começado com o intuito de perder peso, a tendência agora está mais centrada no vasto leque de benefícios que este simples 'elixir' tem - e sim, não é necessário beber o sumo de um limão inteiro, bastam algumas gotas num copo de água preferencialmente morna.

Contudo, como explica a nutricionista Susie Burrel, citada pelo El Confidencial, tão ou mais importante do que beber água com limão em jejum é adotar o hábito de beber água... à séria. "Hidratar o corpo é fundamental para manter altos os níveis de energia e sentir-se fresco de dia e de noite".

Mas, se o consumo de água é já meio caminho andado para a boa saúde, em que beneficiamos com a inclusão de umas meras gotas de limão? Em muito, para dizermos a verdade.

A água com limão é uma bebida alcalina que promove uma maior sensação de saciedade, muito graças à pectina presente neste fruto. Além disso, esta simples bebida contém nada mais, nada menos do que 187% da quantidade diária recomendada de vitamina C, um nutriente fundamental para manter o sistema imunitário reforçado e capaz de fazer frente às agressões externas (em particular os vírus) e que é ainda capaz de 'conduzir' todos os excedentes prejudiciais até à urina, promovendo a sua expulsão.

Feita na hora (e jamais no dia anterior), a mistura de água com limão beneficia ainda a saúde cutânea - muito à boleia da ação protetora da vitamina C -, melhora digestão e promove uma desintoxicação mais rápida e saudável do fígado e rins.

Beber água com limão pela manhã é mesmo uma das mais atuais tendências do mundo da nutrição... e não é difícil perceber o porquê. Além de todos os benefícios já mencionados, este 'elixir' é ainda capaz de agir como preventor do cancro, promotor de um cérebro mais saudável e de um hálito mais fresco.

Contudo, existem alguns contratempos associados ao consumo de água com limão, o que faz com que seja importante conversar com o médico ou nutricionista sobre este hábito. Tal como explica a especialista ao El Confidencial, apesar de o limão ter uma ação alcalina no organismo, a sua acidez pode danificar o esmalte dos dentes, podendo ser necessário beber a água com limão através de uma palhinha.

As pessoas com tendência a ter azia devem também ter alguns cuidados com o consumo regular desta bebida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório