Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Dez causas menos óbvias para o cansaço que sente

O cansaço tende a não desaparecer nem mesmo quando dorme bem? A resposta pode ser menos óbvia.

Dez causas menos óbvias para o cansaço que sente
Notícias ao Minuto

14:19 - 12/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Associado à rotina frenética dos dias de hoje, o cansaço é, possivelmente, um dos estados mais comuns da atualidade. Seja de forma pontual ou constante, a sensação de cansaço afeta uma boa parte das pessoas, mas as razões podem ser outras.

Se pensa que o stress, o excesso de peso e a má qualidade de sono são os únicos impulsionadores desta falta de força e energia, engana-se. O cansaço, por exemplo, pode ser a consequência direta da anemia, sendo um dos sintomas mais comuns desta doença caraterizada pela carência de glóbulos vermelhos para transportar o oxigénio dos pulmões para as células e tecidos.

A depressão, como destaca o site Eat This, Not That!, é também um dos fatores que pode levar ao cansaço, especialmente ao cansaço crónico. Neste caso, o estado depressivo alia-se à apatia e à tristeza que levam a um estilo de vida mais sedentário e a uma alimentação menos saudável, outros dois fatores que contribuem para o agravamento do cansaço.

E por falar em sedentarismo, sabia que a falta de exercício provoca cansaço? Pois bem, se a atividade física cansa nos momentos que a sucedem, a ausência de movimento leva o corpo a sentir-se sempre cansado.

No caso da diabetes, o cansaço tanto pode ser um sintoma como uma consequência da doença, diz o site, destacando que também a tiroide pode ter um duplo efeito de causa-consequência relacionado com a falta de energia.

Como não poderia deixar de ser, também a alimentação tem muito a dizer sobre os níveis de cansaço. Na prática, ingerir calorias a menos (algo que faz com que o organismo tenha um trabalho extra para funcionar) ou consumir açúcar a mais interferem negativamente com os níveis de energia.

Continuando ainda na alimentação, consumir poucos hidratos de carbono ao longo do dia também pode impulsionar a sensação de cansaço, uma vez que o organismo está privado daquela que é uma das suas melhores fontes de energia. Apesar de ser importante ter controlo na quantidade e optar por hidratos de carbono complexos, a exclusão deste grupo alimentar não deve ser uma opção.

Uma vez que a água é dos principais 'ingredientes' da saúde humana, desempenhando um papel fundamental no bom funcionamento do organismo, a desidratação é também uma possível causa para o cansaço.

Por fim, mas não menos determinante nos níveis de energia, também a falta de vitamina D pode levar a uma maior sensação de cansaço. Esta vitamina pode ser conseguida através da exposição solar, com a ingestão de ovos e peixes gordos e ainda através de suplementos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório