Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Já se sabe porque é que a gordura na barriga aumenta o risco de cancro

Sabia-se que a obesidade aumentava o risco de cancro, agora a ciência pode ter encontrado uma explicação para isto acontecer.

Já se sabe porque é que a gordura na barriga aumenta o risco de cancro
Notícias ao Minuto

11:47 - 01/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Os cientistas e os médicos já sabiam que a obesidade é um fator de risco para o cancro e várias outras doenças, mas pouco se sabia sobre como é que a gordura na barriga (a que se chama gordura visceral) poderia ajudar a transformar células saudáveis em células cancerígenas.

Agora um novo estudo revela que a gordura visceral – que se localiza profundamente na cavidade abdominal e rodeia os órgãos internos, como o fígado, o pâncreas ou os intestinos – liberta uma proteína (chamada FGF2 – fibroblast growth factor 2) que alimenta o crescimento das células malignas.

Como os investigadores da Universidade do Estado do Michigan explicam esta gordura, ao contrário da subcutânea que fica logo abaixo da pele, tende a ser mais “metabolicamente ativa”, segregando níveis mais altos de substâncias inflamatórias que pode espoletar (ou ajudar a crescer) o cancro.

Como reporta o Daily Mail, os investigadores chegaram a esta conclusão, publicada na revista Frontiers in Public Health, depois de terem feito estudos em ratos. A boa notícia é que a gordura visceral se consegue perder ou queimar com uma dieta saudável e exercício físico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório