Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ver televisão faz mal? Maratonas de séries são bem mais prejudiciais

Se fez uma maratona para ficar a par de tudo o que aconteceu na sétima temporada de 'A Guerra dos Tronos', então prepare-se para algumas consequências na saúde.

Ver televisão faz mal? Maratonas de séries são bem mais prejudiciais
Notícias ao Minuto

14:03 - 30/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Até agora, a ciência tem apontado o hábito de ver duas horas ou mais de televisão por dia a um estilo de vida sedentário, conhecido por promover o ganho de peso e desencadear, com isso, patologias como a obesidade e a diabetes. Contudo, ver televisão todos os dias (por este período de tempo diário) ou fazê-lo de forma pontual ao longo da semana parece não ser tão mau como fazer maratonas de séries e programas televisivos.

A ideia é defendida num recente estudo publicado na revista científica Journal of Clinical Sleep Medicine que revela que fazer maratonas a ver séries tem consequências diretas na qualidade de vida das pessoas.

Para a investigação, conta o Deporte y Vida do As, os cientistas belgas analisaram 423 pessoas com idades entre os 18 e os 25 anos, sendo o principal objetivo do estudo a análise da prevalência dos programas televisivos e a forma como interferem com a qualidade do sono e o bem-estar.

Do total de participantes, diz o estudo, cerca de 80% fazia maratonas a ver séries e foi este mesmo hábito que ficou fortemente associado a uma má qualidade de sono (sendo notórios casos de insónias) e a uma maior sensação de fadiga no dia seguinte. Por maratona, os cientistas classificam a visualização de múltiplos episódios de uma série ou programa televisivo (o que pode resultar em três ou quatro horas quando cada episódio é de cerca de cerca de 60 minutos, por exemplo).

De acordo com a investigação, estar tanto tempo a assistir algo que, por norma, é cativante para a pessoa provoca uma "excitação cognitiva" que tem implicações diretas no sono. Mas porque é que as maratonas são tão impactantes? Porque são feitas especialmente à noite, prolongando-se durante a madrugada, situação que pode agravar-se ainda mais quando acontece a meio da semana.

Os participantes que revelaram ver séries ou televisão apenas algumas horas por semana (20% dos envolvidos no estudo) não apresentaram problemas de sono ou cansaço no dia seguinte.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório