Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Como ficar com o cabelo branco pode indicar risco cardiovascular

O seu cabelo está a ficar branco muito rapidamente? Novo estudo aponta que este sinal deve ser visto como indicador de acrescido risco de doenças cardiovasculares no homem.

Como ficar com o cabelo branco pode indicar risco cardiovascular
Notícias ao Minuto

09:16 - 10/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um grupo de cientistas sugere que o cabelo branco pode indicar um risco aumentado de danos nas artérias e, consequentemente, de doenças cardiovasculares.

Os investigadores da Universidade do Cairo descobriram que uma reduzida reparação do ADN, a inflamação, as alterações hormonais e o crescimento celular interrompido são mecanismos que podem ser responsáveis tanto pelas doenças cardiovasculares como pela perda de cor do cabelo – grisalhos.

Esta descoberta pode ajudar a identificar os pacientes que têm mais risco de doença cardíaca, só de olhar para eles, como destaca o Daily Mail.

Para este estudo os cientistas da Universidade do Cairo estudaram 545 homens, que foram divididos em dois grupos dependendo da saúde das suas artérias e da cor do cabelo. Os investigadores concluíram que tendencialmente os homens com mais cabelos brancos tinham mais danos nas artérias, tensão arterial alta e valores anormais de gordura – tudo fatores ligados às doenças cardiovasculares.

Segundo cita o Indian Express, a cardiologista Irini Samuel, da Universidade do Cairo, destaca: "O envelhecimento é um fator de risco coronário inevitável e está associado a sinais dermatológicos que poderiam sinalizar o risco acrescido. São necessários mais estudos sobre os sinais cutâneos de risco que nos permitam intervir mais cedo no processo de doença cardiovascular."

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório