Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Retiros espirituais têm mesmo um efeito positivo no cérebro

Estudo revela que a espiritualidade traz alterações nos sistemas cerebrais responsáveis pela libertação dos neurotransmissores dopamina e serotonina.

Retiros espirituais têm mesmo um efeito positivo no cérebro
Notícias ao Minuto

20:10 - 28/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Seja para encontrar a calma, a paz ou o seu ‘eu interior’, a prática de retiros espirituais pode mesmo trazer os benefícios esperados. Esta é a sugestão de um recente estudo da Universidade Thomas Jefferson, que descobriu que a espiritualidade tem mesmo um efeito nos neurotransmissores dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

De acordo com a investigação, diz o site Science Daily, ser mais espiritual, crente ou adepto da meditação traz benefícios no bem-estar geral, uma vez que estas práticas provocam modificações nos sistemas cerebrais responsáveis pela libertação dos neurotransmissores dopamina e serotonina.

A conclusão surgiu depois de terem sido analisadas as estruturas cerebrais dos 14 participantes e permitiram perceber como a calma e a crença em algo ajuda a melhorar as emoções positivas e o humor. Contudo, o estudo salienta que os benefícios apenas são notórios quando se verifica uma prática quase diária de exercícios espirituais.

No ano passado, um estudo da Universidade de Duke já tinha revelado um outro benefício associado à espiritualidade, mostrando que esta desencadeia uma maior produção da hormona do amor. E a saúde mental também fica a ganhar, como revelou a Associação Mundial de Psiquiatria.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório