Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Há um intervalo de dez anos que é determinante para a nossa vida

Ao longo da nossa vida vamos fazendo escolhas e tomando decisões que podem afetar tudo o que vem para a frente, mas há um intervalo de dez anos que é particularmente determinante.

Há um intervalo de dez anos que é determinante para a nossa vida
Notícias ao Minuto

16:30 - 02/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Vida

Há muito que os sociólogos e psicólogos estudam e teorizam sobre o momento chave em que se deveria abandonar a síndrome de ‘Peter Pan’ e tomar decisões que marcarão os anos seguintes.

No seu livro ‘The Defining Decade: Why Your Twenties Matter And How to Make the Most of Them Now’ (‘A década decisiva. Por que os vinte anos são importantes e como aproveitá-los ao máximo’, em tradução livre para português) a psicóloga clínica Meg Jay expõe a teoria de que dos 20 aos 30 anos, supostamente, se deverá encaminhar a vida para que esta seja satisfatória.

Conseguir um trabalho e uma casa, escolher o parceiro ideal e ter filhos deveriam ser, segundo Meg Jay, as preocupações dos ‘millennials’ e da ‘geração Z’ (nascidos entre 1995 e 2000). Nas suas conferências no TED a autora defende que não é boa ideia deixar muitas decisões para os 30 porque a pressão vai ser muita.

O Buena Vida do El País reporta que a psicóloga adverte que “80% dos momentos decisivos têm lugar antes dos 30 ou 35 anos, pelo que nos vemos obrigados a emendar as decisões que tomamos com 20 anos ou aceitá-las”.

Na mesma linha, Steven Mintz, professor de História na Universidade do Texas e diretor do Instituto de Aprendizagem Transformacional, considera que é concretamente dos 18 aos 28 anos que os erros têm consequências determinantes para as décadas seguintes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório