Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Cães imitam a personalidade (e as emoções) dos donos

O comportamento dos donos determina a forma de estar dos cães. Mas o contrário também se verifica.

Cães imitam a personalidade (e as emoções) dos donos
Notícias ao Minuto

07:37 - 20/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Se o dono está stressado, o cão também terá os ‘nervos em franja’. Se o dono é extrovertido, então o cão irá adorar receber festas e mimos de tudo e todos e se o dono for um pessimista nato? Bem, poderemos ter um cão triste e deprimido.

Um recente estudo da Universidade de Viena, na Áustria, veio confirmar aquilo que há muito a ciência (e todos nós) suspeitávamos: os cães imitam a personalidade e as emoções dos donos.

Publicada no site da revista científica PLOS One, a investigação liderada por Iris Schoberl observou o comportamento de 132 cães e respetivos donos. No que diz respeito aos animais, a equipa de investigadores mediu os batimentos cardíacos, a resposta a ameaças e, com recurso a amostras de saliva, conseguiu ainda medir os níveis de cortisol (hormona do stress e uma das principais responsáveis pelo enfraquecimento do sistema imunitário e, por consequência, do estímulo de inflamações).

A personalidade dos animais foi determinada após os respetivos donos terem respondido a um questionário sobre o comportamento do animal. Já os humanos foram avaliados de acordo com cinco traços de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos a experiências, afáveis e conscientes, lê-se numa publicação feita pela BBC no seu site.

Embora o cão possa ter algo a dizer na definição da personalidade e das emoções do dono (sendo capaz de acalmar, alegrar e trazer a sensação de conforto), o estudo provou que é o humano quem mais determina a personalidade do cão, uma vez que o animal age como um ‘espelho refletor’ dos comportamentos do seu dono.

“Sugerimos que as caraterísticas sociais do dono e do cão influenciam a variabilidade de cortisol diádico [relativo a duas pessoas], sendo o parceiro humano mais influente do que o cão”, defendem os investigadores no estudo, que salienta ainda o impacto das emoções dos humanos nas emoções dos animais, que tendem a adaptar o seu comportamento ao que sentem.

Em 2015, um grupo de cientistas da Universidade de Nebraska concluiu que existem fortes evidências de que os cães fazem de tudo para se ligarem aos donos de forma consciente e até mesmo inconsciente, verificando-se uma espécie de sincronização de hormonas entre o animal e o humano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório