Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Estes problemas de estômago são mais comuns do que pensa

Do refluxo gastroesofágico à dor abdominal, conheça alguns dos problemas mais comuns.

Estes problemas de estômago são mais comuns do que pensa
Notícias ao Minuto

07:11 - 17/10/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Os problemas de estômago são dos mais desconfortáveis e embaraçosos que uma pessoa pode ter. Embora sejam comuns e até mesmo inofensivos, são muitas vezes desvalorizados ou disfarçados, acabando por não receber o devido tratamento.

À revista norte-americana Women’s Health, o gastrenterologista Joshn Kisiel revela que uma em cada cinco pessoas já sentiu inchaço, refluxo gastroesofágico ou até mesmo prisão de ventre. Mas existem outros problemas de estômago bastante comuns. Ora veja:

O refluxo gastroesofágico provoca uma intensa sensação de ardor no estômago, no cimo do abdominal e no peito, podendo ocorrer após as refeições mais ‘pesadas’ ou sempre que se ingere um alimento mais picante ou cítrico. Tomar medicamentos adequados para o caso e seguir uma dieta equilibrada são as melhores formas de prevenir novos episódios.

Comummente associada a refeições mais pesadas e menos equilibradas, a indigestão é um outro problema frequente e que pode ser acompanhado por inchaço, dor de barriga e náusea. O tratamento, explica o médico, poderá também passar pela toma de fármacos capazes de bloquear o ácido produzido durante o processo de digestão.

Mais grave e com a necessidade de uma maior atenção está a síndrome do intestino irritável, uma condição que além de desconforto físico causa diarreia ou prisão de ventre e cujo diagnóstico pode acontecer apenas passados seis meses de dor abdominal. O sinal de alerta acontece quando à dor se junta a febre, o sangue nas fezes, a anemia e uma inexplicável perda de peso.

Também comum entre muitas pessoas é a incapacidade de defecar regularmente, uma situação que se carateriza por uma obstipação funcional – algo que afeta 15% dos adultos, como indica um estudo da American Journal of Gastroenterology.

Mais comum entre mulheres do que homens, a dor da parede abdominal é uma outra condição estomacal recorrente e que merece uma avaliação por parte dos médicos, especialmente quando a dor é intensa e se verifica uma incapacidade em manter o corpo numa determinada posiço.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório