Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Suplementos de cálcio podem danificar o coração

Novo estudo sugere que as pessoas que tomam suplementos de cálcio podem ter um risco elevado de doença cardíaca.

Suplementos de cálcio podem danificar o coração
Notícias ao Minuto

10:05 - 15/10/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Heart Association, a ingestão exagerada de suplementos deste mineral eleva o risco de acumulação de placas nas artérias (aterosclerose) e danos no coração. Já manter uma alimentação rica em cálcio pode beneficiar a saúde cardíaca.

“No que toca à toma de suplementos de vitaminas e minerais, particularmente de cálcio a ser tomado para a saúde dos ossos, muitos americanos acham que quanto mais, melhor. Mas o nosso estudo acrescenta provas de que o excesso de cálcio na forma de suplementos pode prejudicar o coração e o sistema vascular.”, afirmou a Dra. Erin Michos, uma das autoras do estudo e vice-diretora de cardiologia preventiva e professora na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Neste estudo, que durou mais de dez anos, os investigadores tentaram perceber se havia alguma diferença entre o cálcio ingerido por via de suplementos e o cálcio ingerido na alimentação. Para isso, como reporta o site Live Science, analisaram informações de mais de 2.700 pessoas, com idade entre os 45 e os 84 anos, que responderam a questões sobre a sua ingestão de cálcio, via suplementos e alimentação e a quem foram depois feitos exames.

Os resultados mostraram que o grupo com maior ingestão tinha tinha 27% menos probabilidades de desenvolver problemas no coração devido à acumulação de cálcio nas artérias coronárias do que os 20% com menor ingestão do mineral.

Concluíram ainda que as pessoas que tomavam suplementos tinham uma probabilidade 22% maior de ter as suas taxas de cálcio nas artérias coronárias aumentadas ao longo de uma década, enquanto os participantes com grande ingestão de cálcio – mais de 1.022mg por dia – exclusivamente por meio da dieta não tiveram um aumento na taxa de cálcio nas artérias coronárias, e consequentemente no risco de problemas cardíacos associados a esse marcador.

“Há claramente algo diferente na forma como o corpo usa e responde aos suplementos em comparação com ingestão pela dieta que os torna [os suplementos] mais perigosos. Pode ser porque os suplementos contêm sais de cálcio ou pode ser por se tomar uma grande dose de uma vez e o corpo não ser capaz de a processar.”, comenta John Anderson, coautor do estudo e professor emérito de nutrição da Universidade da Carolina do Norte.

Fique com algumas fontes naturais deste mineral: leite e derivados, verduras verde-escuras, sementes, algas, leguminosas, marisco, tofu, ovos e nozes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório