Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Como evitar o efeito 'ioiô' das dietas

Algumas dicas para conseguir manter o peso alcançado depois da dieta, sem o efeito ‘ioiô’.

Como evitar o efeito 'ioiô' das dietas
Notícias ao Minuto

10:51 - 29/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Dicas

Uma dieta temporária só pode acabar por dar resultados temporários. Poucas são as pessoas que conseguem evitar o efeito ‘ioiô’ de uma dieta, quando por fim parecia que tinham conseguido alcançar o peso e a forma desejados.

A dietista e nutricionista Marta Malet Casas sublinha à revista Yo Dona, do El Mundo, que “a dieta deveria existir como um processo de mudança progressiva, de acordo com os hábitos e o ritmo de vida da pessoa que os adota para que se possam manter ao longo do tempo”.

Caso contrário, mal a dieta termina, ao retomar os hábitos anteriores, o esforço de fazer a dieta não serviu para nada e o ponteiro da balança volte ao ponto onde estava antes, ou acima.

Conheça as dicas essenciais para não sofrer o efeito ‘ioiô’, segundo a especialista:

1. Procure a ajuda de um profissional, não só para perder peso mas para conseguir manter o programa de alimentação e estilo de vida saudável;

2. Escolha bem o momento em que vai começar a dieta. Se anda cheio de trabalho e sem tempo e não está motivado para fazer mudanças, não vale a pena tentar começar uma dieta pois é muito provável que falhe.

3. Dê preferência à qualidade em detrimento da quantidade. Todas as refeições devem conter verduras ou legumes, cereais integrais e proteína vegetal ou animal, para que consiga equilibrá-las com o resto da sua alimentação ao longo do dia.

4. Mude os seus hábitos de forma gradual para que não tenha vontade de recuar.

5. Aprenda algumas receitas. Procurar receitas saudáveis e cheias de sabor é uma ótima forma de o manter motivado para cozinhar mais vezes e comer melhor, sem perder o prazer de saborear uma boa refeição.

6. De vez em quando permita-se a um ‘mimo’. Dividir a sua sobremesa preferida com o seu parceiro ou com um amigo ou fazer uma pizza em casa são mimos capazes de o ajudar a aliviar a ansiedade pela comida e dar-lhe motivação para continuar a dieta e não cair em tentações.

7. Mantenha-se em movimento. Seja a fazer caminhadas, corridas ou a ir treinar no ginásio, manter-se ativo não só vai melhorar a sua forma física como o vai ajudar a gastar mais energia permitindo uma dieta mais abundante.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório