Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Gosta de treinar com a 'kettlebell'? Então evite estes erros

São ‘pequenos chumbos’ que parecem inofensivos mas que, na verdade, podem fazer milagres pelo corpo. Também é fã das ‘kettlebell’?

Gosta de treinar com a 'kettlebell'? Então evite estes erros
Notícias ao Minuto

18:00 - 28/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Exercício

O treino de força é um dos mais eficazes na hora de tonificar grupos musculares específicos. Algumas pessoas preferem as máquinas de musculação espalhadas pelo ginásio, enquanto outras optam pelo levantamento de pesos, seja com barras, alteres ou ‘kettlebell’. E é neste ‘pequeno chumbo’ que nos vamos focar.

Como diz a revista Fitness no seu site, a ‘kettlebell’ é um dos equipamentos de ginásio mais usados e dos que mais eficazmente trabalha grupos musculares específicos, contudo, é também aquele que pior é usado e que mais lesões pode provocar.

Um dos erros mais comuns associados ao uso deste tipo de peso é… o peso. As pessoas devem procurar uma ‘kettlebell’ adequada às suas capacidades, devendo começar sempre por um peso mais baixo e ir aumentando gradualmente quando a força for maior. Também comum mas igualmente errado é o hábito que usar este equipamento como uma ferramenta de perda de calorias (acabando por usar pesos inadequados e realizar repetições exageradas deste exercício, colocando a coluna em risco). As ‘kettlebells’ ajudam a perder peso, mas não é o exercício mais indicado para tal, uma vez que a sua maior função é a tonificação e não o gasto de calórico.

Usar os ténis de corrida durante o uso das ‘kettlenbells’ é também uma erro, uma vez que este exercício pede um calçado que permita o apoio total do pé no chão, mantendo o tornozelo e o joelho o mais firme possível.

Quanto ao uso deste equipamento, o erro mais comum é não finalizar cada repetição. Isto é, muitas pessoas tendem a pegar na kettlebell com uma ou duas mãos, levantá-la ao nível do peito (ao mesmo tempo que sobem as pernas) e rapidamente baixar os braços, acabando por não finalizar o exercício – que pede, ainda, um controlo da força na hora de estabilizar as pernas (que devem ficar esticadas quando a kettlebell está o nível do peito) e de baixar os braços.

Para quem tem dúvidas quanto ao uso deste equipamento, o melhor é mesmo procurar o aconselhamento junto de um instrutor de fitness, que saberá qual o peso mais indicado e qual o número de repetições necessárias para ir ao encontro dos objetivos traçados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório