Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

O que comer e fazer para ter uns ossos fortes

A saúde óssea é uma preocupação para todas as faixas etárias e não apenas para as crianças.

O que comer e fazer para ter uns ossos fortes
Notícias ao Minuto

13:22 - 26/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

A saúde dos ossos depende muito daquilo que uma pessoa come diariamente. A nutrição tem um papel fundamental na firmeza e na capacidade de resistência dos ossos, sendo um aspeto essencial em determinadas fases da vida, como a infância e velhice, dois momentos em que a vulnerabilidade é maior.

Alguns alimentos exercem um papel importante no fortalecimento dos ossos, prevenindo lesões por quedas ou por excesso de peso. Contudo, para se ter uma boa saúde óssea não basta apenas comer, é igualmente essencial ter uma rotina de hábitos saudáveis e respeitar todos os sinais que o corpo dá.

Como conta o Mirror, são várias as atitudes que as pessoas podem ter para preservar a saúde dos ossos e uma delas começa logo pela manhã, com um acordar calmo e sem a tendência para adiar o despertador. Aqui, o que importa é manter os níveis de cortisol (hormona do stress) regulados, o que não acontece quando a pessoa está sempre a adiar o despertador sem, com isso, conseguir descansar.

Beber um copo de água com limão depois de acordar ajuda a estimular o sistema imunitário, deixando-o mais forte, algo que pode ser reforçado com um sumo de fruta e vegetais antes de fazer um pouco de atividade física.

Diz a publicação que exercitar os músculos e os tendões ajuda a melhorar e a regenerar os ossos, que ficam mais protegidos com o aumento da massa muscular. Qualquer atividade física é benéfica, mas aquelas que pedem um menor impacto no solo são as mais indicadas, como o pilates, por exemplo.

O pequeno-almoço, especialmente após um treino, deve ser equilibrado e saudável e dar preferência a alimentos ricos em cálcio, vitamina D e proteína.

Ao longo do dia, é também importante procurar uma postura correta e adequada de modo a evitar lesões e dores nas costas, duas situações comuns entre pessoas que passam o dia sentadas em frente a um computador ou que têm uma profissão que implica o uso recorrente de força ou levantamento de pesos.

Tanto o almoço como o jantar devem dar prioridade aos vegetais, especialmente aqueles que são nutricionalmente ricos, como a couve e os brócolos. Optar pela proteína de origem animal é outro conselho dado, com destaque para as sementes de cânhamo. Os frutos secos, as bagas e as sementes são outros ingredientes-chave, devendo ser consumidos como snack.

Evitar hábitos sedentários – como estar muito tempo a ver televisão -, banir alimentos refinados e processados e procurar uma rotina de sono certa e que assegure as oito horas de sono por noite são também boas formas de conseguir uns ossos mais saudáveis.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório