Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Pequenas lesões na infância podem ter consequências a longo prazo

Estudo sugere que até uma concussão leve pode aumentar as probabilidades de ter mau aproveitamento escolar, doença mental e de morte precoce - aos 40 anos.

Pequenas lesões na infância podem ter consequências a longo prazo
Notícias ao Minuto

21:14 - 25/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um único golpe na cabeça durante a infância pode ter consequências devastadoras anos mais tarde, alerta um grupo de investigadores da Universidade de Oxford.

Ao desenvolverem um estudo focado em lesões traumáticas cerebrais – pancadas na cabeça más o suficiente para provocar tonturas, enjoos ou vertigens – concluíram que as crianças que sofrem estas lesões têm 72% mais probabilidades de morrerem antes de chegarem aos 41 anos, 58% mais probabilidades de largarem a escola sem qualificações e cerca do dobro das possibilidades de serem atendidos no hospital devido a um problema psiquiátrico do que quem nunca sofreu este tipo de lesões.

Sofrer estas lesões aos 20 anos pode representar riscos ainda maiores para a saúde no futuro, como destaca o site britânico Express.

Para este estudo os investigadores, liderados pelo Dr. Amir Sariasian, analisaram informação de mais de um milhão de suecos desde que nasceram entre 1973 e 1985, até chegarem aos 41 anos.

Admitem que grande parte das pessoas não sente os efeitos, mas que alguns problemas de saúde podem, de facto, estar ligados às lesões sofridas no passado.

Destacam que a prevenção é a chave e admitem que as conclusões deste estudo possam gerar mudanças no design dos parques infantis, bem como nas regras de desportos onde as colisões ocorrem, incluindo no que toca a cabecear a bola no futebol, por exemplo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório