Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Citrinos podem prevenir ou atrasar danos da obesidade

Adicionar laranjas, limas e limões à dieta pode ser uma das chaves para combater os riscos que a obesidade tem para a saúde.

Citrinos podem prevenir ou atrasar danos da obesidade
Notícias ao Minuto

19:02 - 23/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um novo estudo, apresentado na 252º encontro da American Chemical Society , revelou que os benefícios dos citrinos, anteriormente subestimados, podem fazer toda a diferença na vida das pessoas obesas ou que seguem uma dieta rica em gordura.

Sabendo que as frutas cítricas estão carregadas de antioxidantes amigos da saúde do coração, a equipa de investigadores da Universidade Estadual Paulista decidiu testar os seus benefícios.

Durante um mês alimentaram um grupo de 50 ratos com uma dieta ‘standard’, uma dieta rica em gordura ou um dieta rica em gordura com flavonóides à mistura – que são uma classe de antioxidantes encontrados nas laranjas, limões e limas.

Como reporta o site Medical Daily, comparativamente com os ratos que seguiram a dieta ‘standard’, os ratos que seguiram a dieta rica em gordura tiveram um aumento de danos na ordem dos 80% no sangue e dos 57% no fígado. No entanto, os ratos que além tinham flavonóides incluídos na dieta viram os danos no sangue reduzidos em cerca de 48% e os do fígado entre os 50 e os 64%.

Apesar de equipa não ter observado qualquer perda de peso resultante da ingestão de flavonóides dos citrinos, notaram benefícios para a saúde como: redução do stress, dos danos no fígado, dos lípidos e da glucose no sangue – o que diminui drasticamente o risco de sofrer de doenças associadas à obesidade.

“No futuro podemos usar flavonóides citrus para prevenir ou atrasar doenças crónicas provocadas pela obesidade nos humanos”, diz Paula S. Ferreira, uma das autoras do estudo.

E acrescenta: “Este estudo também sugere que consumir citrinos provavelmente pode ter efeitos benéficos para as pessoas que não são obesas, mas que têm dietas ricas em gorduras, o que as pões em risco de desenvolver doenças cardiovasculares, resistência à insulina e obesidade abdominal”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório