Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Como reduzir o risco de Alzheimer em três passos

Um estilo de vida saudável é determinante para a prevenção do declínio cognitivo. Saiba o que tem que fazer para reduzir o risco de Alzheimer.

Como reduzir o risco de Alzheimer em três passos
Notícias ao Minuto

08:12 - 03/04/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O Alzheimer tem sido tema central na ciência com cada vez mais estudos a conseguirem alcançar resultados promissores não só na prevenção como no tratamento desta e de outras doenças cognitivas.

Mas a ciência não consegue ‘milagres’ sozinha. As pessoas devem cuidar de si não só a pensar na aparência física, mas também na própria saúde mental.

Segundo o Huffington Post, mudar o estilo de vida pode ser meio caminho andado para reduzir o risco de Alzheimer. E os cuidados devem ser incluídos no dia-a-dia o quanto antes. Eis os três passos fundamentais a dar:

1. Alimentação saudável

A alimentação é a causa e a cura de várias doenças, e as mentais não são exceção. Segundo Rita Altman – vice-presidente do Memory Care & Program Services – a dieta mediterrânea é a mais eficaz na hora de preservar a saúde mental.

Os alimentos comuns neste tipo de dieta são aliados da boa memória e da criação de barreiras contra o declínio cognitivo. E os vegetais ganham destaque.

Aqui, pode ficar a conhecer alguns dos melhores alimentos para o cérebro.

2. Exercício mental

A atividade é sempre importante para a saúde. Tanto a física como a mental exercem efeitos benéficos diretos nas pessoas, sendo a memória um dos aspetos que mais beneficia de uma vida ativa.

Estudar, ler, resolver quebra-cabeças e procurar saber sempre coisas novas são formas de manter o cérebro ativo.

3. Atividade física

Nos últimos meses, têm sido vários os estudos que apontam para um efeito positivo da atividade física na saúde mental, com o treino de força e levantamento de peso a ganhar destaque.

As atividades aeróbicas podem também ser boas aliadas na hora de estimular o hipocampo, a zona cerebral responsável pela memória e aprendizagem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório