Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cinco dicas para prevenir a perda de memória

Após analisar vários estudos científicos sobre a perda de memória e o Alzheimer, a jornalista Jean Carper compilou as melhores dicas num livro.

Cinco dicas para prevenir a perda de memória
Notícias ao Minuto

20:21 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

O Alzheimer é o tipo de demência mais comum e é causado pela deterioração e atrofia progressiva do cérebro. Tal acontece devido a dois danos neurais, depósito de placas de proteína beta-amiloide e emaranhados de proteína tau no cérebro, como explica a revista Veja.

Embora a doença não tenha cura e nem todos os medicamentos se mostrem, para já, eficazes, são vários os hábitos diários que devem ser tidos em conta e que ajudam a prevenir ou a retardar o aparecimento do Alzheimer e a perda de memória.

Depois de ter analisado vários estudos científicos sobre a temática, a jornalista Jean Carper escreveu o livro ‘100 Dicas Simples para Prevenir o Alzheimer e a Perda da Memória’. Além de manter um peso saudável, controlar a pressão sanguínea, praticar exercício físico e dormir bem, são vários os truques que previnem esta doença cognitiva.

1. Seguir uma dieta mediterrânea – os legumes, verduras, azeite, frutos secos, peixe e vinho tinto (com moderação) são ótimos aliados da memória, uma vez que impedem que os pequenos aglomerados iniciais de beta-amiloide se agarrem às sinapses das células nervosas.

2. Beber café – além de estimular e despertar o cérebro, o café é ainda capaz de combater as toxinas do Alzheimer no cérebro.

3. Evitar o stress – manter a calma e o pensamento positivo são formas de reduzir o stress, uma das causas dos problemas de memória.

4. Estimular o cérebro – seja com a leitura, com charadas ou simplesmente com jogos de jornais, é importante dar uso ao cérebro todos os dias.

5. Dar um sentido à vida – ter um objetivo ou um propósito na vida ajuda a reduzir o risco de Alzheimer em 2,5 vezes, conta a revista Veja.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório