Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Dia Mundial sem Tabaco. É verdade que deixar de fumar engorda?

Saiba se está condenado a ganhar uns quilinhos quando pousar o cigarro.

Dia Mundial sem Tabaco. É verdade que deixar de fumar engorda?
Notícias ao Minuto

08:43 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Tabaco

Há mesmo uma relação entre a cessação tabágica e o ganho de peso. Dados citados num artigo do Hospital da Luz, assinado pela nutricionista Rita Candeias, indicam que 80% das pessoas que deixam de fumar engordam.

A nicotina, uma das cerca de 700 substâncias presentes nos cigarros, é o composto responsável pelas variações de peso entre fumadores e não-fumadores. Sem nicotina, aumenta o apetite, altera-se o metabolismo em repouso e acumula-se mais gordura.

Leia Também: Doce adorado por muitos ajuda a evitar perdas de memória (mas não abuse!)

Em média, um ano depois de se deixar de fumar, o aumento de peso é de quatro a cinco quilos (kg). Mas, 13% a 14% das pessoas ganham mais de 10 kg neste período. O aumento de peso é de oito a 10 kg passados cincos anos de cessação tabágica. E não é tudo: 7% das pessoas ganham mais de 18 kg.

"Este ganho de peso não é uniforme ao longo do tempo. É mais acentuado durante os primeiros três meses, de cerca de um kg/mês e depois este valor diminui", pode ler-se no Hospital da Luz.

Leia Também: Evite estes cinco hábitos e diga adeus à barriguinha indesejada

A Direção-Geral da Saúde (DGS) acrescenta que os fumadores costumam pesar menos três a quatro kg do que os não fumadores. Por norma, param de engordar quando alcançam o peso que teriam se nunca tivessem fumado.

Para evitar ganhar peso ao deixar de fumar, a DGS recomenda a realização de um diário alimentar, o acompanhamento por um nutricionista, evitar dietas restritivas, esperar 15 minutos antes de comer, fazer pequenas refeições e lanches saudáveis, um maior consumo de proteínas e fibras durante o dia, ingestão de líquidos (sobretudo água), moderação de bebidas com cafeína e alcoólicas, bem como a prática de exercício físico. Pense em atividades que lhe dão maior gozo e tenha pastilhas sem açúcar ou amêndoas à mão para quando sentir maior compulsão para fumar.

Leia Também: Sintomas (subtis) de condição neurológica diagnosticada a Sia

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório