Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Doce adorado por muitos ajuda a evitar perdas de memória (mas não abuse!)

Boas notícias!

Doce adorado por muitos ajuda a evitar perdas de memória (mas não abuse!)
Notícias ao Minuto

08:17 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Sim, é verdade. O chocolate faz bem ao cérebro. Um estudo da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, financiado por uma marca de chocolates norte-americana, sugere que os flavonoides, substância presente no chocolate amargo, podem aumentar a resistência do cérebro contra a degeneração cognitiva. 

Leia Também: Sabemos que desperdiça meio ovo a tirar-lhe a casca. Aprenda como se faz

A investigação contou com a participação de 3562 pessoas com mais de 71 anos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro foram medicados com fármacos concentrados de flavonoides (500 miligramas diárias), enquanto o segundo tomou placebo. No final, os autores do estudo notaram que a memória do grupo que tomou flavonoides melhorou em 10,5%, em comparação com quem tomou placebo. Analisando os testes iniciais, a melhoria de desempenho médio foi de 16%.

Porém, nem tudo são boas notícias. Segundo os investigadores, quem já come muitos chocolates não irá notar benefícios. O estudo demonstrou que os melhores resultados foram observados entre indivíduos que tinham deficiência de flavonoides. Aqueles que já consumiam uma boa quantidade da substância não obtiveram ganhos significativos. "Os flavonoides não têm efeito em pessoas que não têm deficiência da substância", dizem.

Leia Também: Já dizia o ditado... O 'segredo' para melhorar a memória está nesta fruta

"O próximo passo será avaliar pessoas na faixa etária entre os 40 e os 50 anos, antes das primeiras perdas de memória, para poder determinar a importância da diferença de consumo", afirmou o principal autor do estudo, o neurologista Scott Small, citado num comunicado da Universidade de Columbia.

Para atingir 500 mg de flavonoides por dia, não abuse no consumo de chocolates, uma vez que 50 gramas deste doce têm apenas 30 mg de flavonoides. Uma maçã, por exemplo, possui 10 mg de flavonoides, o mesmo que uma taça de vinho tinto.

Leia Também: Afinal, o que são aqueles fios brancos da banana? Podemos comê-los?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório