Existem medicamentos que não reagem da melhor forma com o consumo de chás e infusões de ervas. Em causa está a eficácia dos mesmos que pode ser alterada o que acaba por trazer alguns problemas nos tratamentos que está a fazer. Uma dietista revela alguns dos medicamentos que deve evitar.
"Muitas vitaminas, minerais e produtos à base de ervas têm interações moderadas e, às vezes, graves com medicamentos. Como muitos chás de ervas têm propriedades semelhantes às dos medicamentos, os efeitos podem ser agravados", revelou Ginger Hultin.
Assim, é importante ter algum cuidado extra com alguns dos fármacos que toma diariamente. "Como resultado, os chás de ervas podem aumentar os efeitos do seu medicamento ou até torná-lo menos eficaz", continua.
"Os chás de ervas podem reduzir a pressão arterial ou o açúcar no sangue, e muitas pessoas tomam medicamentos que também têm esses mesmos efeitos. Assim, é importante consultar seu farmacêutico, médico ou nutricionista sobre qualquer produto ou chá de ervas para verificar a segurança antes de usar."
Leia Também: Novo estudo revela quatro hábitos que ajudam a evitar declínio cognitivo
Conheça os medicamentos que podem acabar por interferir com os chás e infusões de ervas.
1- Antidepressivos
"Se estiver a tomar antidepressivos, evite chás que contenham erva-de-são-joão. Estudos descobriram que a combinação desta erva com antidepressivos pode causar uma condição chamada síndrome serotoninérgica. Em casos leves, isso pode levar a náuseas, vómitos e diarreia. Em casos extremos, pode causar sintomas mais graves, como batimentos cardíacos acelerados, pressão alta e alucinações."
2- Omeprazol
"Pode não funcionar tão bem quando combinado com certos chás de ervas. Isso ocorre por que pode interferir no metabolismo do Omeprazol. O medicamento perde eficácia e azia não desaparece."
3- Anticoagulantes e ibuprofeno
"Esta é uma classe de medicamentos com a qual precisa ter cuidado em relação a chás e outros suplementos que esteja a tomar, mesmo opções aparentemente seguras."
4- Metformina
"Pode reduzir os níveis de metformina no sangue até 25%. Isso pode tornar a metformina consideravelmente menos eficaz."
5- Estatinas
"Pode levar a danos no fígado e possivelmente até a uma condição grave chamada rabdomiólise, que acelera a degradação muscular."
6- Ciclosporina
"Fale com seu médico antes de tomar qualquer tipo de chá de ervas, pois este medicamento tem interações perigosas com vários medicamentos."
7- Benzodiazepinas
"Pode ter um efeito sedativo. Assim, deve optar por chás ou este medicamentos, nunca pelos dois", avisa a especialista.
O melhor é não misturar com estes medicamentos com magnésio
Cathryn Williamson revelou ao 'website' EatingWell alguns dos medicamentos que não deve consumir ao mesmo tempo que toma suplementos de magnésio. É o caso de antibióticos, por exemplo. Uma das principais classes de medicamentos com maior número de interações clinicamente significativas com o magnésio são os antibióticos.
Também os medicamentos para a osteoporose são de evitar "Embora a deficiência de magnésio esteja associada à osteoporose, o magnésio em suplementos pode diminuir a absorção de alguns medicamentos destinados ao tratamento da doença."
Deixe também de lado os medicamentos para a pressão arterial. "A amlodipina é um bloqueador dos canais de cálcio, e o magnésio também pode atuar dessa forma.
Leia Também: Se toma magnésio, o melhor é não misturar com estes cinco medicamentos