O consumo de proteína é algo que deve ter em conta todos os dias. São vários os benefícios que tem e não deve ser ignorada na sua alimentação. Contudo, sabe a quantidade indicada que deve ser ingerida? Pode depender de alguns fatores e existem vários alimentos que podem ajudar a cumprir estas metas.
Segundo o 'website' USAToday, entre alguns de benefícios das proteínas está a sensação de saciedade, ajudar a controlar o peso, mas também ajudar na manutenção de ossos e músculos saudáveis.
Leia Também: Estes sete alimentos causam inchaço. Aprenda a comê-los
Quantidade diária de proteínas? Tudo depende do objetivo
Contudo, quando pensa em quantidades, qual é o valor que deve ter como referência diária? Assim, explicam que a deve consumir 0,36 gramas de proteína por cada quilo. Assim, uma pessoa com 68 quilos deve optar por 54 gramas.
Ainda assim, existem especialistas em nutrição que apontam que o consumo deve ser ligeiramente mais elevado, de 60 a 90 gramas por dia. "Se está a tentar ganhar músculos, essa quantidade pode ser ainda maior. Mas é possível que esteja a exagerar na proteína, assim não ingira grandes quantidades de proteína só por que está na moda”, revelou a dietista Jamie Nadeau.
Desta forma, aponta que no mínimo deve ter como referência de 0,80 gramas por cada quilo de peso. "Cada pessoa é diferente, mas para a maioria das pessoas saudáveis que procuram ganhar músculos, atingir uma meta de 1,2 a 1,4 g de proteína por quilo é útil."
Que alimentos têm mais proteínas?
A ingestão de proteína não é algo que seja complicado. Existem vários alimentos que consegue juntar à sua dieta para conseguir atingir o seu limite diário. Grande parte das carnes são fontes de proteína por excelência, mas também existem mais opções em que pode apostar.
Além do peito de frango, da carne moída de porco ou de peru, as lentilhas, o salmão, o queijo cottage, a manteiga de amendoim e o iogurte grego natural são boas opções para juntar à sua alimentação diária.
Leia Também: Quatro alimentos a consumir se quer reduzir os níveis de colesterol
Está a consumir demasiada proteína. Dietista aponta os sinais de alerta
Ao 'website' Well + Good, Melanie Murphy Richter aponta alguns dos sinais que provam que deve começar a rever as quantidades de proteínas que consume.
Problemas digestivos
"Um sinal revelador de estar a consumir muita proteína é a prisão de ventre. Pode não estar a consumir alimentos com fibra suficiente."
Desidratação
"Acaba por aumentar a produção de urina, o que faz com que possa levar à desidratação. Deve aumentar a ingestão de líquidos."
Pedras nos rins
"Muita proteína acaba por fazer uma pressão extra nos rins. Outros problemas renais podem surgir."
Mau hálito
"O consumo em excesso de proteína pode trazer alguns problemas à sua saúde oral. Esteja atenção especialmente ao mau hálito. Pode estar em causa mais problemas de saúde oral."
Desequilíbrio hormonal
"O consumo de proteína deve ser equilibrado com a atividade física."
Leia Também: Sete bebidas que vão ajudá-lo a perder gordura num mês