O exercício de 2 minutos que ajuda a reduzir a pressão arterial

É simples de fazer e nem precisa de sair de casa. Conheça os benefícios e o que tem andado a perder ao longo destes anos. Veja também qual a melhor forma de fazê-lo.

treino, parede, mulher

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
19/08/2025 14:03 ‧ há 3 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Fitness

Quer baixar a pressão arterial, mas não sabe bem por onde começar? Que tal por um exercício básico? Sim, é verdade, apenas um exercício que dura dois minutos pode ser útil para conseguir melhorar a sua pressão arterial.

 

Segundo o 'website' Only My Health, trata-se do 'wall sit', o ato de 'sentar-se' encostado a uma parede sem a necessidade de usar nenhuma cadeira. É a força do corpo que irá fazer o efeito desejado e conseguir os vários benefícios para o organismo.

Como pode um exercícios ajudar a reduzir a pressão arterial?

A pressão arterial elevada pode levar a várias condições de condições se não for tratada e controlada. Por exemplo, aumenta o risco de doenças cardíacas, bem como de problemas renais. 

Assim, é importante controlar para evitar problemas mais tarde. Mas como é que este exercício pode ajudar a reduzir a pressão arterial? Um estudo que juntou mais de 15.800 pessoa mostrou que exercícios deste género poderiam ajudar a baixar a pressão arterial.

O 'wall sit' ajuda-o a manter os músculos em constante tensão, o que leva a relaxar as paredes das artérias, a melhorar a circulação e a reduzir a pressão na zona do coração.

Leia Também: PT revela os exercícios diários que devia fazer a partir dos 50 anos

Veja como fazer o exercício da forma correta - e reduzir a pressão arterial

O 'website' aponta alguns passos que deve seguir para realizar o exercício da melhor forma. Assim, deve começar por encontrar uma parede com espaço suficiente para se encostar. Depois, deve ficar de pé com as coisas apoiadas e os pés afastados.

Deslize pela parede até que os joelhos fiquem dobrados num ângulo de 90 graus. Deverá manter as costas sempre retas. O objetivo é que fique sentado numa espécie de cadeira invisível. 

Mantenha a posição ao longo de dois minutos. Se não conseguir logo, aposte em sessões com 20 a 30 segundos. Depois, aumente de forma gradual para que consiga chegar aos dois minutos de seguida.

Os exercícios diários que devia fazer a partir dos 50 anos

Ao 'website' Eat This, Not That, a PT Jenifer Anderson  revelou um conjunto de exercícios que todas as pessoas deviam estar a fazer depois dos 50 anos. São vários os benefícios que pode ter andado a perder.

"Cada um dos exercícios desenvolve força e resistência muscular. Os músculos serão desafiados a fortalecerem-se o que irá fazer com que os ossos e articulações fiquem mais saudáveis. Assim, irá ganhar resistência", começa por dizer.

É o caso das flexões. "São uma opção. Pode mudar o posicionamento das mãos, adicionar potência com exercícios de ritmo ou torná-las mais fáceis de realizar ao começar de joelhos ou na parede. As flexões enganam por que não envolvem apenas a parte superior do corpo. Acaba por trabalhar bastante o core e pode adicionar movimento para incluir também a parte inferior do corpo."

Também os agachamentos trazem bastantes benefícios depois dos 50 anos. "Proporcionam um excelente treino para a parte inferior do corpo”. Sugere que deve começar em pé com os pés afastados à largura dos ombros. Estenda depois os braços para a frente ou na zona das ancas. Dobre os joelhos e a zona das ancas. Pressione a zona dos calcanhares para voltar a ficar de pé."

Leia Também: Sete bebidas que vão ajudá-lo a perder gordura num mês

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas