Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tire imediatamente este brinquedo das mãos dos miúdos (pode ser fatal!)

Está na moda e há até quem diga que estimula a concentração dos mais novos. No entanto, há casos em que pode revelar-se um perigo.

Tire imediatamente este brinquedo das mãos dos miúdos (pode ser fatal!)
Notícias ao Minuto

19:00 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O Pop It! - aquele molde de silicone com pequenas saliências redondas - é uma invenção com mais de 40 anos. O original foi criado em 1975, pela empresa israelita de jogos e brinquedos Theora Design, também responsável pelo icónico 'Quem é Quem?'. No entanto, as vendas dispararam à boleia da pandemia de Covid-19, depois de um macaco fêmea (Gaitlyn Rae) o popularizar. Uns dizem que tem um efeito anti-stress, enquanto outros consideram que estimula a concentração dos mais novos. Será mesmo assim? 

Ao jornal The Sun, a equipa britânica de primeiros socorros St. John Ambulance disse que existem casos em que este brinquedo tão popular pode revelar-se fatal. Bebés costumam ser as vítimas.

Leia Também: Pessoas com estas doenças podem beneficiar da suplementação de vitamina D

Depois de ter tido acesso ao caso de um bebé que quase se engasgou com um pedaço do brinquedo que havia caído, a enfermeira pediátrica e diretora administrativa da empresa australiana CPR Kids, Sarah Hunstead, lembra que os Pop It! são destinados a crianças mais velhas. 

Os bebés e crianças pequenas estão em risco superior de asfixia porque as suas vias respiratórias são mais estreitas. Além disso, também não dominam a mastigação e a deglutição (engolir) propriamente ditas, alerta a equipa de primeiros socorros St. John Ambulance, em declarações ao The Sun.

Leia Também: Hábito inútil e nojento que os pais ensinam os miúdos a ter na WC pública

O que fazer quando o bebé se engasga? Segundo o portal Tua Saúde, deixe-o tossir e não tente retirar o corpo estranho se este não estiver visível.

Se a tosse for ineficaz, segure o bebé com a barriga para baixo, com a cabeça mais baixa que o tronco, suportando a cabeça com uma mão e apoiando o tórax na coxa. Deve estar sentado.

Leia Também: Aumente urgentemente o consumo destes alimentos para reduzir o colesterol

De seguida, dê cinco pancadas secas nas costas com a base da mão. Se após as pancadas interescapulares não conseguiu remover o corpo estranho e o bebé continua consciente, realize cinco compressões torácicas. Este deverá estar de barriga para cima e com as costas apoiada sobre o antebraço. Faça compressões torácicas com dois dedos na metade inferior do esterno.

Se a criança ficar inconsciente, grite por ajuda, inicie o Suporte Básico de Vida e ligue para o 112.

Leia Também: O super fruto que tem de comer mais vezes para acabar com a barriguinha

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório