Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Sensação de barriga inchada é sintoma comum de 'assassino silencioso'

Uma médica explica.

Sensação de barriga inchada é sintoma comum de 'assassino silencioso'
Notícias ao Minuto

09:36 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle doenças oncológicas

A sensação constante de barriga inchada ou de distensão abdominal pode estar relacionada com diversas condições médicas, entre elas cancro do ovário. Porém, este sintoma é muitas vezes confundido, o que atrasa diagnósticos e piora a prognóstico. 

Valentina Milanova, fundadora da Daye, empresa de investigação em saúde das mulheres, explica ao Daily Express que "o cancro do ovário é responsável pelo maior número de mortes relacionadas com tumores ginecológicos, pelo que é frequentemente apelidado de 'assassino silencioso'". "Os sintomas podem ser difíceis de detetar, uma vez que normalmente se sobrepõem a outras condições", sendo que um deles é justamente a sensação de barriga inchada.

Leia Também: Se bebe água com limão todas as manhãs, este artigo é para si

Contudo, isto é algo que pode ser facilmente confundido com outros problemas, tais como obstipação, síndrome do intestino irritável ou ainda ter comido demasiado. Porém, "é o sintoma mais frequentemente relatado" pelas doentes, porque "a forma mais comum de propagação deste cancro é através da cavidade peritoneal", explica. "As células cancerosas também podem bloquear a drenagem linfática, causando a acumulação de fluidos."

Kimya Tarr, do Babylon Health, sublinha que "é importante ressalvar que as mulheres podem sofrer de inchaço por razões que não estão relacionadas com o cancro dos ovários, tais como o consumo de alimentos e bebidas gaseificadas, obstipação ou síndrome do intestino irritável". "Algumas mulheres também se sentem inchadas com a menstruação", lembra.

Leia Também: Sonha com uma barriga livre de gordurinhas? Faça este chá caseiro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório