Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

E esta? Tecnologia usada em 'Avatar' pode ajudar a diagnosticar doenças

Saiba como funciona.

E esta? Tecnologia usada em 'Avatar' pode ajudar a diagnosticar doenças
Notícias ao Minuto

14:48 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças motoras

A tecnologia utilizada para gravar o filme 'Avatar' pode vir a revolucionar o diagnóstico de doenças que afetam a mobilidade, sugere um estudo britânico publicado na revista científica Nature.

Leia Também: 13 anos depois, a história repete-se. Fãs de 'Avatar' estão deprimidos

Os cientistas afirmam que o rastreio, tratamento e qualidade de vida dos pacientes com distrofia muscular, por exemplo, podem sair beneficiados com o uso da inteligência artificial. Os trajes de captura de movimentos que dão vida aos personagens do filme podem, segundo os autores do estudo, agilizar o diagnóstico de doenças motoras e, assim, abrir portas para um tratamento mais adequado a cada caso.   

Em declarações ao jornal Metrópoles, o médico Lucas Albanaz, do Hospital Santa Lúcia, no Brasil, sublinha a importância do avanço da inovação na medicina. "O rastreio e a avaliação de doenças vão ser muito mais precisos com esta ferramenta. É uma evolução imensa e um salto na qualidade do tratamento dos pacientes", considera.

Leia Também: Sensação na barriga pode ser sintoma de cancro pouco falado

"O traje usado no filme mapeia, grava e regista os movimentos do corpo. Os dados vão ser colocados no plano cartesiano para analisar os gestos e se estes são fluidos ou não. Isso vai ser comparado com os movimentos padrão de uma pessoa em condições normais. Se forem atividades diferentes do esperado, o médico pode entender como uma patologia", resume o médico. 

O estudo refere que a abordagem do sistema deteta movimentos subtis que os humanos não conseguem captar. A análise de movimentos foi testada em doentes com ataxia de Friedreich e distrofia muscular de Duchenne. Contudo, os investigadores apontam para a possibilidade de diagnóstico de outros problemas motores, desde condições do cérebro e sistema nervoso a doenças que envolvem o coração, pulmões, músculos, ossos e uma série de distúrbios psiquiátricos.

Leia Também: Esqueça tudo o que sabe. Afinal, este é o número de horas que deve dormir

Neste momento, os pesquisadores aguardam a aprovação para o uso da captura de movimento para testar remédios no Reino Unido. Se receberem luz verde, os testes podem avançar em dois anos.

Os cientistas também estão a recolher dados para verificar a possibilidade do uso dos trajes para outras doenças como Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório