Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Sensação na barriga pode ser sintoma de cancro pouco falado

Fique a par.

Sensação na barriga pode ser sintoma de cancro pouco falado
Notícias ao Minuto

09:56 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle doenças oncológicas

Dor ou uma sensação de 'arrastamento' na barriga no lado direito da barriga podem ser sintomas de cancro da via biliar, um dos tipos de cancro do sistema digestivo, sendo também um dos tipos de tumores hepatobiliopancreaticos (fígado, pâncreas e vias biliares). O alerta foi deixado ao jornal Daily Express pela médica Helen Croker, da associação World Cancer Research Fund, que afirmou que este é um "é um dos cancros menos conhecidos". 

Segundo a responsável, este sintoma manifesta-se quando a doença começa a afetar a digestão. Nesse caso, também pode surgir outras complicações como dor aguda na barriga e inchaço. 

Leia Também: "Falta de consciência". Cancro oral faz soar alarmes: O que deve saber

A rede de Saúde CUF e o Sistema Nacional de Saúde britânico acrescentam que o cancro da via biliar também pode causar dor abdominal, icterícia (a coloração amarelada da superfície branca do olho e da pele), febre, prurido, perda de peso sem razão aparente, fraqueza, urina mais escura e fezes mais pálidas do que o habitual, falta de apetite e um 'caroço' na barriga.

Helen Croker afirma que o peso aumenta o risco de cancro da via biliar. "Há fortes indícios de que o excesso de peso e a obesidade aumentam o risco de desenvolver cancro da via biliar, bem como de ter cálculos biliares [depósitos de líquidos digestivos endurecidos que se formam na vesícula biliar], avisa. 

Outros fatores de risco incluem colangite esclerosante primária (uma doença de natureza auto imune), colite ulcerosa, quistos da via biliar e infeção por um parasita da via biliar.

Leia Também: O sintoma súbito que pode manifestar-se uma semana antes de um AVC

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório