O sintoma que nem sempre é associado a colesterol alto
Apesar de pouco comum já foi relatado em múltiplos estudos.

© Shutterstock

Lifestyle Colesterol alto
Quem tem colesterol alto, no geral, não o sabe até fazer algum tipo de teste ou começar a sentir as consequências mais graves. A verdade é que existem diferentes sintomas que o indicam. De acordo com o médico Joseph Ambani, em entrevista ao jornal Mirror, alguns dos mais "incomuns de colesterol alto incluem dificuldade de concentração ou perda de memória"
Leia Também: Recupere energias (e baixe o colesterol) com este sumo muito simples
Algo que foi confirmado, em 2008, graças a um estudo, citado pelo jornal, onde se identificou que pessoas com lipoproteína de alta densidade (colesterol 'bom') estavam mais em risco de ter memória fraca.
Esta lipoproteína de alta densidade trabalha para reduzir os níveis de colesterol, absorvendo-o e transportando-o de volta ao fígado, onde é então removido. Já a lipoproteína de baixa densidade (colesterol 'mau') é o que se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos. Algo que, ao longo do tempo, faz com que o interior dos vasos fique mais estreito, levando a problemas.
Outro estudo, disponibilizado, em 2016, na Journal of the American Geriatrics Society, revista científica, e também mencionado pelo jornal, descobriu que ter níveis altos de lipoproteína de baixa densidade pode afetar a memória.
As formas mais simples de reduzir os níveis maus incluem, segundo o Serviço Nacional de Saúde Britânico, ingerir menos alimentos saturados; fazer mais exercício; deixar de fumar; e reduzir o consumo de álcool.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Alimentos que são uma 'bomba' contra o colesterol perigosamente elevado
Comentários
Regras de conduta dos comentários