Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Atenção mães! Inflamação crónica pode afetar a produção de leite materno

É a conclusão de um estudo feito nos Estados Unidos.

Atenção mães! Inflamação crónica pode afetar a produção de leite materno
Notícias ao Minuto

11:23 - 22/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez

Parar de amamentar é uma decisão difícil e complexa, no entanto, também é muito necessária para algumas mães. Existem várias razões para o fazer e a dificuldade em produzir leite materno é uma das mais comuns. Segundo um novo estudo, este obstáculo é agravado pela inflamação crónica, um problema comum em pessoas obesas. 

Trata-se de uma investigação feita por uma equipa com elementos da Universidade de Cincinnati e de Penn State, ambas nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Journal of Nutrition.

Leia Também: Está a amamentar? Saiba que alimentos e bebidas deve mesmo evitar

De acordo com os investigadores, em pessoas com obesidade, a inflamação crónica começa na gordura do corpo e espalha-se até diferentes órgãos e sistemas. Citando estudos anteriores, os cientistas dizem, em comunicado, que esta inflamação pode interromper a absorção de ácidos gordos, que são essenciais na produção de energia. 

Além disso, em mulheres que estão a amamentar, estes ácidos "servem como 'blocos de construção' para as gorduras necessárias para alimentar um bebé em crescimento", explicam.

Por isso, os investigadores quiseram saber se a inflamação pode afetar negativamente a produção de leite, impedindo a absorção destes ácidos, pelas glândulas mamárias produtoras de leite.

Então, testaram a teoria analisando uma amostra que incluía 23 mães com produção de leite muito baixa; 20 mães com produção de leite moderada; e 18 mães que amamentavam exclusivamente e que serviram como grupo de controlo. 

Com estas informações, chegaram à conclusão que entre as mães que não conseguiam produzir muito leite as taxas de obesidade eram mais altas, assim como os marcadores biológicos de inflamação sistémica. 

Leia Também: Beber café pode diminuir risco de diabetes após a gravidez, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório