Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo encontra ligação entre bactérias orais e abcessos cerebrais

É a conclusão de um estudo feito no Reino Unido.

Estudo encontra ligação entre bactérias orais e abcessos cerebrais
Notícias ao Minuto

23:05 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Todas as partes do corpo estão ligadas de uma forma ou outra. Aliás, recentemente, investigadores descobriram que bactérias conhecidas por causarem infeções orais, também podem ser um fator de risco para abcessos cerebrais, perigosos e fatais. 

Leia Também: Dentista? Metade dos portugueses diz que não vai porque não precisa

Trata-se da conclusão de um estudo, publicado no Journal of Dentistry, revista científica, que investigou abcessos cerebrais e sua associação com bactérias que ocorrem na cavidade oral, lê-se em comunicado. 

No total, foram analisados 87 pacientes internados no hospital, com abcessos cerebrais, assim como dados microbiológicos obtidos de amostras de abcessos e culturas periféricas. Segundo os investigadores, este tipo de abcesso é relativamente incomum, no entanto, tem consequências graves, incluindo a morte.

Mais de 50 pacientes não tinham nenhuma causa associado ao problema, mas estavam três vezes mais em risco de ter bactérias orais presentes nas suas amostras, relatam os investigadores. 

As amostras dos mesmos pacientes também continham níveis significativamente mais altos de 'streptococcus anginosus', uma bactéria que pode levar a faringite, bacteriemia, infeções em órgãos internos, como cérebro, pulmão e fígado, e que é encontrada, frequentemente, encontrada em abcessos dentários.

Tendo estas informações em conta, os investigadores afirmam que estas bactérias podem justificar os abcessos cerebrais que, aparentemente, não têm causa. 

Leia Também: Produtos e tendências 'saudáveis' que lhe estão a danificar os dentes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório