Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

Evitou a Covid-19 até agora e não sabe como? Investigadores explicam

Cientistas estão a tentar perceber o que distingue as pessoas que nunca foram infetadas pelo vírus.

Evitou a Covid-19 até agora e não sabe como? Investigadores explicam
Notícias ao Minuto

17:00 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

O coronavírus já é uma realidade há mais de dois anos, no entanto, ainda existem muitas pessoas que nunca foram infetadas. Investigadores, espalhados por todo o mundo, estão a tentar descobrir porque é que isto acontece e identificar fatores que podem ajudar outros a proteger-se. 

A Healthline, plataforma especializada em saúde, falou com vários especialistas para saber quais são as conclusões que existem, até agora. "Provavelmente existem muitas e diferentes explicações", diz Erica Johnson, professora assistente da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, acrescentando que uma das mais importantes é a vacinação.

Além disto, também menciona idade, tipo de resposta do sistema imunitário, altura em que se é exposto (antes ou depois da vacinação). Existem ainda outros fatores importantes a ter em conta, nomeadamente, a adaptação às medidas de proteção como o distanciamento social e o uso de máscara.

Leia Também: Covid longa desenvolve-se mais em desempregados, sugerem novos dados

A genética também pode ter um papel essencial porque, segundo investigadores, existem certos tipos de expressões genéticas que têm um efeito protetor contra este vírus, algo que acontece com outras doenças infecciosas.

A forma como o corpo responde a outros problemas de saúde e doenças também pode ser um indicador. Por exemplo, já foi comprovado, num estudo publicado este ano, que pessoas com alergias alimentares estão menos em risco de vir a contrair Covid-19. 

Os especialistas afirmam que a resposta pode ser ainda mais simples. É provável que as pessoas, que ainda não foram infetadas, tenham conseguido, com sucesso, evitar o vírus até agora. Já outras podem já ter contraído Covid-19 sem saber. 

No entanto, como agora as medidas preventivas não são obrigatórias e existem mais variantes do vírus, resistentes a vacinas, é muito possível que o número de pessoas infetadas, pela primeira vez, aumente, dizem os especialistas. 

Leia Também: Covid-19. Da fadiga à depressão, estas são as principais sequelas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório