Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Como mudaram os hábitos alimentares dos portugueses na pandemia

Conheça as conclusões de um estudo internacional.

Como mudaram os hábitos alimentares dos portugueses na pandemia
Notícias ao Minuto

11:45 - 28/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Um estudo internacional aponta diferenças no comportamento do consumo alimentar no primeiro período de confinamento devido à pandemia de covid-19. "Houve um aumento no consumo de alimentos doces, como bolos e bolachas, principalmente em países desenvolvidos e sobretudo no grupo de pessoas em que as motivações ligadas à busca de prazer e conforto, nos alimentos, é maior", refere.

Por outro lado, mostra um aumento do consumo de hortícolas, frutas frescas e lacticínios no grupo de pessoas com maior escolaridade e mais motivadas pela saúde, pode ler-se no estudo, que teve como base 3332 respostas recolhidos em 16 países (72,8% na Europa, 12,8% na África, 2,2% na América do Norte e 12,2% na América do Sul).

Os resultados sugerem que as principais motivações percebidas para impulsionar a ingestão alimentar foram a familiaridade e o gosto, identificando-se dois 'clusters' diferentes, com base na frequência de consumo alimentar, os quais foram classificados como 'mais saudável' e 'não saudável'.

A investigadora do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento Elsa Lamy, que liderou este estudo, sublinha que, também a este respeito, "a formação é essencial na promoção de uma alimentação saudável". "A escolaridade, para além de contribuir para esta formação contribui também para maior segurança económica e menos ansiedade e isso reflete-se em menor necessidade de alimentos 'de conforto', como são os alimentos altamente palatáveis", explica.

"Igualmente importante de distinguir o que são efeitos mais ou menos generalizados, e grandemente condicionados pelas limitações no acesso e na saída de casa, como são os casos de um aumento da confeção de alimentos em casa e o menor consumo de alimentos pré-preparados, apresentando resultados diferentes entre os tipos de grupos", acrescenta.

Um dos aspetos deste estudo que maior interesse suscitou à investigadora foi verificar a existência de dois grupos de participantes: "um em que as mudanças foram no sentido de uma alimentação mais saudável e outro cuja mudança induzida pela situação de confinamento resultou numa pioria dos hábitos alimentares". Elsa Lamy verificou "que são os indivíduos com taxa de escolaridade mais elevada e cujo comportamento alimentar é motivado por fatores relacionados com a saúde e ambiente que conseguiram esta mudança positiva", enquanto que, pelo contrário, menor taxa de escolaridade ficou associado a "alterações no sentido de uma alimentação menos saudável em indivíduos cujas escolhas são principalmente motivadas pelo prazer, e regulação afetiva".

Porém, é importante verificar que as alterações alimentares nestas circunstâncias "não devem ser generalizadas a toda a população observando-se variações em sentido diferente, consoante os fatores que motivam o consumo. Pensa-se que este conhecimento possa ajudar a definir estratégias mais eficazes, na medida em que as mesmas possam ser ajustadas em função das características de cada indivíduo", sugerindo que o mesmo possa ajudar em situações futuras, "e seja adotado para a promoção de uma alimentação saudável e sustentável". 

Com este estudo, foi possível constatar que se as pessoas têm condições vão cozinhar mais em casa, aumentam o consumo de hortícolas e até consomem mais alimentos em comércio de proximidade "e esse facto é de extrema importância no contexto atual, em que há uma grande pressão para a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis". Lamy considera ainda que o estudo "tem a grande mais-valia de ter permitido recolher dados em 16 países e dar uma imagem mais global daquilo que são alterações nos hábitos alimentares provocados por uma situação extrema como a vivida em março-maio de 2020".

Este estudo contou com a participação de Maria Raquel Lucas, da Escola de Ciências Sociais e Fernando Capela e Silva e Sofia Tavares, da Escola de Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano, da Universidade de Évora (UÉ),

Leia Também: Alimentação flexível. A dieta que lhe permite comer de tudo e perder peso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório