Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Esta cirurgia pode diminuir risco de demência, garantem especialistas

É o que diz um estudo norte-americano.

Esta cirurgia pode diminuir risco de demência, garantem especialistas
Notícias ao Minuto

17:35 - 08/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurológicas incapacitantes

A cirurgia de catarata pode diminuir risco de demência em indivíduos mais velhos, segundo um estudo da Associação Médica Americana, publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine. Os investigadores afirmam que "indivíduos idosos com catarata que foram submetidos à cirurgia tiveram um risco menor de desenvolver demência".

"Indivíduos que fizeram cirurgia de catarata tiveram um risco menor de desenvolver demência do que aqueles que não foram submetidos à cirurgia durante um período de acompanhamento médio de cerca de 8 anos, por pessoa”, refere o estudo ‘Association Between Cataract Extraction and Development of Dementia’, que envolveu 3038 adultos, com 65 anos ou mais com cataratas. Do total de participantes, 46% foram submetidos a cirurgia de catarata.

O trabalho de observação permitiu perceber que "pessoas cujas cataratas limitam sua visão podem evitar contato social, exercícios e atividades”, o que "pode acelerar o declínio cognitivo". "A deficiência visual também pode diminuir a entrada neuronal e acelerar a neurodegeneração ou aumentar a carga cognitiva à medida que as pessoas tentam compensar a perda de visão", pode ainda ler-se no relatório.

Referindo o estudo norte-americano, a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) apela a uma melhoria do acesso dos cuidados de saúde da visão no que respeita à cirurgia da catarata. "Portugal é o segundo país do mundo com média de idade mais elevada e por isso deve preparar-se para os desafios do envelhecimento. Melhorar a saúde ocular no contexto de uma população envelhecida deve ser uma prioridade das principais entidades de saúde e decisores políticos", defende Raúl de Sousa, presidente da APLO, em comunicado.

Na cirurgia de catarata, o cristalino é removido. A lente natural do olho é substituída por uma lente intraocular artificial.

Leia Também: Estas pessoas estão em sério risco de desenvolver demência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório