Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

'Morte dos rins'. A diabetes como fator de risco para a doença renal

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) alerta que a diabetes mellitus é um dos grandes fatores de risco para a doença renal crónica. O aviso é sublinhado na campanha 'A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção', no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala no próximo dia 14 de novembro.

'Morte dos rins'. A diabetes como fator de risco para a doença renal
Notícias ao Minuto

13:00 - 10/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

"A diabetes mellitus é um fator de risco para o desenvolvimento da doença renal crónica. É importante a população estar desperta para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis como forma de prevenir a diabetes ou evitar as suas consequências, como a doença renal crónica", explica Jaime Tavares, presidente da ANADIAL.

Acrescentando: "no âmbito da campanha ‘A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção’ a ANADIAL já promoveu, nos últimos dois anos, mais de cem sessões de esclarecimento em escolas publicas, sobre a doença renal crónica, dirigidas a crianças entre os 13 e os 18 anos". 

Assim a campanha 'A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção' tem o intuito de divulgar e aumentar o conhecimento e melhor compreensão acerca da patologia renal crónica, levando consequentemente a uma maior prevenção.

Notícias ao Minuto© DR

Esta ação conta tem ainda o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

O que é a doença renal crónica?

A doença renal crónica é causada pela deterioração vagarosa e irreversível do funcionamento dos rins. Sendo que os rins são estão encarregados de filtrar do sangue o excesso de água e os substâncias tóxicas presentes no organismo. Ao perderem a sua função há uma acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia).

Doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e história familiar de doença renal podem estar particularmente em risco de desenvolver esta doença.

Para prevenir a doença renal crónica recomenda-se manter um peso saudável, fazer uma alimentação equilibrada (reduzindo o consumo de gorduras e de sal), não fumar, praticar exercício físico, controlar a hipertensão e a diabetes, não beber álcool e não se automedicar-se. Adicionalmente, os rastreios frequentees são outro elemento chave de prevenção.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório