Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Dispositivos digitais podem ser bons para crianças pequenas. Entenda

Estudo diz que estes dispositivos podem fortalecer a atenção de crianças pequenas.

Dispositivos digitais podem ser bons para crianças pequenas. Entenda
Notícias ao Minuto

11:07 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Crianças

É comum que pais de crianças pequenas se preocupem com o uso de smartphones, tablets e outros dispositivos touchscreen modernos pelos filhos. Surpreendentemente, no entanto, um novo estudo, publicado no Journal of the American Medical Association-Pediatrics, descobriu que esse tempo de ecrã pode ser benéfico para a atenção das crianças e para a capacidade de bloquear as distrações.

Os autores do estudo, uma equipa de investigadores da Universidade de Bath, acreditam que as descobertas fornecem uma perspectiva diferente muito necessária quando se trata do uso de tecnologia moderna e crianças pequenas.

O estudo

O estudo contou com a participação de um grupo de crianças de 12 meses. Estas tinham diferentes níveis de experiência com dispositivos touchscreen naquele momento das suas vidas.

Em seguida, cada criança foi acompanhada ao longo dos três anos e meio seguintes. Aos 18 meses, e novamente após 3,5 anos completos, foi avaliado o tempo de atenção destas crianças. O teste consiste em duas tarefas, sendo a primeira mais fácil do que a segunda. O primeiro pede às crianças que escolham uma maçã vermelha entre um grupo de maçãs azuis. O segundo envolve encontrar maçãs vermelhas no meio de uma coleção de fatias de maçã vermelha e maçãs azuis.

“Descobrimos que tanto aos 18 meses quanto aos 3,5 anos, aqueles que utilizavam mais os dispositivos digitais eram mais rápidos do que os outros a encontrar a maçã vermelha quando ela se destacava entre as maçãs azuis. Não houve diferença entre os grupos no segundo desafio”, comenta a co-autora do estudo, Rachael Bedford, do Departamento de Psicologia da Universidade de Bath. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório