Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Soltaram-se as feras: Sauvage apresenta carta com sabores do mundo

Entre Bao de Pato, Pad Thai e Camarão Tigre, são muitas as novas propostas que prometem libertar o lado mais selvagem de quem se aventurar a prová-las.

Alheio a convencionalismos e mantendo o espírito indomável que o caracteriza, o Sauvage embarcou numa viagem gastronómica, ávido por descobrir sabores de outro mundo e trazer o seu exotismo para a nova carta. Assim, as mais recentes propostas pretendem-se um elogio à diversidade, multiculturalidade e ao cruzamento harmonioso – mas irreverente – das influências e referências culinárias de diversas culturas, sem nunca esquecer as raízes portuguesas.

Neste espaço predomina um ambiente selvagem e bravio, percetível ao percorrer o corredor que, repleto de plantas nas paredes e teto, indica a chegada a um ecossistema diferente: um habitat onde a biodiversidade se estende a leopardos e serpentes que coabitam com palmeiras, tucanos e pelicanos. É neste clima, caracterizado pela sensação de desconhecido dos paraísos tropicais, que se desafiam tendências: a crença que o conceito de fine dining apenas se pode encontrar no formalismo dos restaurantes mais tradicionais é colocada de lado, pelo que envolto numa atmosfera cool, jovem e descontraída, o restaurante lisboeta apresenta pratos elaborados, onde as cores, sabores, aromas e texturas predominam e resultam numa beleza estética inigualável, aliados a um serviço profissional e cuidado.

Assim, à mesa são servidos pratos que falam outras línguas e pertencem a distantes geografias, destacando-se entre as várias sugestões do Chef Ricardo Gonçalves, as que remetem para os paladares da cozinha asiática, rica em especiarias, ingredientes exóticos e sabores agridoces e picantes. Para entrada sugere-se a deliciosa iguaria da street food oriental, o Bao de Pato, o qual é conhecido pela sua massa fofa cozida a vapor e ligeiramente adocicada. Ainda para iniciar esta epopeia gastronómica destaca-se o crocante Camarão Panado com Sweet Chilli e o Tártaro de Salmão, com puré de abacate, chutney de manga e pistachio. No que concerne às massas o grande protagonista é o Pad Thai, o prato mais popular da Tailândia, que no Sauvage é servido com vegetais, frango ou camarão. Já nas saladas, enquanto o Poké de Atum funde o oriental e o ocidental, ao conjugar as ovas de lumpo, com ovo de codorniz, pepino e tomate cherry, a Salada de Queijo Feta e Agrião foi inspirada na Grécia, mas utiliza ingredientes tipicamente portugueses com um twist, tais como os crutons de bolo do caco de tomate. Nos pratos principais destacam-se o Camarão Tigre, com massa pevide, tinta de choco e queijo parmesão, a Empada de Novilho e as Bochechas de Porco Preto estufadas, guarnecidas por puré, ervilhas, crispy bacon e ovo escalfado. Por fim, a refeição termina com uma reinvenção do bastante português Pudim Abade de Priscos, que nesta versão selvagem é acompanhado por lemon curd e gelado de avelã.

Acreditando que a combinação entre a comida e bebida é fundamental para uma experiência gastronómica interessante, foram incluídas sugestões de pairing cujo objetivo passa por tornar a escolha do vinho mais intuitiva e acessível aos consumidores. Adicionalmente, inspirados em locais e animais dos 4 cantos do mundo, todos os cocktails foram melhorados pelo consultor de bar João Sancheira, que não só alterou a composição e decoração de algumas das opções, mas também reformulou a própria forma como estas são servidas. Enquanto aperitivo, destaca-se o Viper Eyes, um Martini com limão e hibiscus. Para acompanhar a refeição os cocktails mais indicados serão o Mico, um Bacardi com abacaxi, hortelã e limão, e o King Kong, resultado da combinação de Tequila com yuzu, sumo de limão e laranja. Por fim, como digestivo ressalva-se o Ocelote, um Cognac com notas de canela.

Apesar das muitas novidades, as boas práticas mantém-se pelo que, para além da refeição à carta – que tem um valor médio de 25€ por pessoa – o Sauvage disponibiliza, de segunda a sexta-feira diversos menus mais acessíveis, mas igualmente saborosos, que podem ser degustados no interior do restaurante ou no jardim de inverno, aberto exclusivamente à hora de almoço.

Sauvage, localizado na Av. António Serpa, 9A, tem capacidade para 84 pessoas sentadas, 60 no espaço interior e 24 na esplanada, e está aberto de segunda a quinta-feira, das 12h às 15h30 e das 19h às 00h00, sexta-feira das 12h às 15h30 e das 19h à 01h, e sábado, das 12h30 às 16h e das 19h à 01h.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório