Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

As suas mãos podem indicar se sofre de cancro do pulmão

Uma mulher brasileira foi diagnosticada com um tumor no pulmão por conta de mãos aveludadas.

As suas mãos podem indicar se sofre de cancro do pulmão
Notícias ao Minuto

09:35 - 20/11/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Sintoma súbtil de cancro do pulmão

A mulher havia recorrido a uma clínica de dermatologia com queixas de dores e de comichão nas palmas das mãos, que apresentavam a característica inusitada de 'mãos aveludadas'. Sintomas esses que já a acompanhavam há nove meses.

Os médicos notaram que as palmas pareciam feitas de 'veludo' e apresentavam ainda linhas mais nítidas do que o normal. De acordo com o portal Terra, o que a mulher não esperava é que o problema ia de facto muito além de uma doença de pele. O nome da (rara) condição é queratodermia palmoplantar ou acantose nigricans da palma, que está relacionada à presença de tumores malignos no organismo.

Cancro do pulmão por conta de mãos aveludadas

A característica muito singular da queratodermia palmoplantar, também chamada de ceratodermia palmoplantar, é o espessamento anormal das palmas das mãos e/ou nas solas dos pés. É considerada uma condição raríssima, mesmo entre os pacientes com cancro.

De acordo com a DermNet NZ, entidade que realiza pesquisas sobre a pele, cerca de 90% da incidência da queratodermia está relacionada à presença de tumores malignos no pulmão e/ou no estômago. E um terço dos casos pode desaparecer após o tratamento do cancro.

Outras sintomas notados na paciente, e que são muito comuns em pessoas com cancro do pulmão incluíam tosse persistente e perda súbita e inexplicável de peso (de 5 kg em apenas quatro meses).

O cancro do pulmão da mulher de 'mãos aveludadas' não regrediu mesmo após radioterapia e quimioterapia durante seis meses. A paciente iniciou um novo regime de quimioterapia com outros medicamentos. O caso está atualmente a ser investigado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e foi publicado no periódico científico The New England Journal of Medicine. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório