Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Primeiro dia do Portugal Fashion abre na Alfândega do Porto

O 45.º Portugal Fashion regressa hoje ao seu quartel general, no edifício da Alfândega do Porto, e arranca com a apresentação de coleções de jovens 'designers' portugueses e italianos, para a próxima primavera/verão 2020.

Primeiro dia do Portugal Fashion abre na Alfândega do Porto
Notícias ao Minuto

06:52 - 23/10/19 por Lusa

Lifestyle Portugal Fashion

"A nossa estratégia de internacionalização passa também por trazer o mundo até nós, nomeadamente convidando 'designers' internacionais que possam promover no exterior a nossa 'fashion week' e a fileira da moda portuguesa", adiantou à Lusa Mónica Neto, a 'project leader' do Portugal Fahion.

No 'line up' (programação) do Portugal Fashion que a organização antecipou à agência Lusa, o destaque de hoje foca-se na aparição em palco das coleções dos quatro novos talentos da moda em Itália, que venceram o Milano Moda Graduate 2019, um projeto da Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI).

"É muito importante esta parceria com a CNMI para a internacionalização do Portugal Fashion. Com o apoio desta associação italiana podemos levar o PF a mais eventos internacionais, para além de estarmos a reforçar a dimensão internacional do nosso calendário nacional, a potenciar o 'networking' dos nosso jovens criadores e a atrair talento para a nossa 'fileira moda'", acrescentou Mónica Neto.

Os desfiles dos 'designers' emergentes de Itália estão agendados para arrancar às 18:30, mas antes, pelas 14:30, a Alfândega do Porto recebe o Bloom, uma plataforma especialmente dedicada aos jovens 'designers' portugueses, que têm aqui a oportunidade de ter um palco para apresentarem as suas "propostas disruptivas" para a próxima estação quente, refere a organização.

A abrir o calendário daquela plataforma estão seis escolas de moda -- Cenatex (Guimarães), Escola de Moda do Porto, Escola superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, com o curso de Design de Moda.

Pelas 17:70 está marcado o arranque do Bloom Upload, uma plataforma experimental destinada a 'designers' que se encontram numa fase embrionária dos seus percursos, por onde vão passar coordenados de quatro jovens: Carolina Sobral, João Sousa, 0.9 Vírus e ARIEIV.

Em paralelo aos desfiles na Alfândega, vai realizar-se o 'showroom Brand Up', com vestuário, calçado, joalharia, ourivesaria, marroquinaria e outros produtos de 'life style' e onde, pela primeira vez, vai haver a possibilidade de venda direta ao público avançando com o conceito "see now buy now' (vê agora compra agora).

O último desfile do primeiro dia do Portugal Fashion 'zarpa' do edifício da Alfândega à beira do rio Douro, para se instalar a partir das 21:30, na Tipografia do Conto, uma antiga oficina de artes gráficas transformada num 'hotel design' no centro do Porto, para se conhecer a nova coleção primavera/verão 2020 da criadora Katty Xiomara, 'After now'.

Pelo 45.º Portugal Fashion, até sábado, dia 26, vão passar nomes como Miguel Vieira, Luís Buchinho, Diogo Miranda, Hugo Costa, Sophia Kah, Marques'Almeida, Pedro Pedro, Alexandra Moura, Susana Bettencourt, Maria Gambina, Alves/Gonçalves, Estelita Mendonça, Inês Torcato, Carla Pontes, entro outros.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório